Bancários realizam assembleia nesta quinta-feira em Montes Claros

Uma assembléia deve reunir bancários de Montes Claros e região nesta quinta-feira (19), na sede do sindicato. Segundo informações do presidente regional do sindicato, Luiz Carlos Rocha Caldeira, o objetivo da reunião é discutir diversas pautas, entre elas uma possível adesão à greve nacional, iniciada nesta quinta.
Os bancários pedem um reajuste salarial de 5% de ganho real mais inflação, o que corresponde a 11,93%, mas a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de 6,1% (inflação do período pelo INPC) sobre salários, pisos e todas as verbas salariais (auxílio-refeição, cesta-alimentação, auxílio-creche/babá etc).
Em nota, a Fenaban disse que o piso salarial da categoria subiu mais de 75% nos últimos sete anos e os salários foram reajustados em 58%, ante uma inflação medida pelo INPC de 42%. Ou seja, “somente o piso salarial registrou aumento real de 23,21%".
“Queremos também uma melhoria na participação dos lucros e resultados, correspondente a 15% do lucro líquido. Outra discussão importante será sobre o salário de ingresso do bancário, que hoje está muito defasado, pedimos o piso do DIEESE, equivalente a R$ 2.860,21”, diz Luiz Carlos.
Ainda segundo o presidente regional, cerca de 80% dos bancários de Montes Claros, Bocaiúva, Pirapora, Januária, Janaúba, Porteirinha, Monte Azul, Brasília de Minas e São Francisco devem estar presentes na assembleia, marcada para o fim da tarde desta quinta-feira.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos