Uma ação rápida e estratégica da Polícia Civil de Janaúba impediu que uma situação de extorsão terminasse em tragédia, nesta terça-feira (2), no Norte de Minas Gerais. A operação resultou na prisão de quatro pessoas, entre elas uma mulher de 44 anos e três homens de 23, 30 e 31 anos. Um quinto suspeito, que estava armado, conseguiu escapar.
O caso
De acordo com a investigação, a vítima, um homem de 52 anos, foi abordada inicialmente pela mulher de 44 anos, na Praça Péricles de Oliveira, conhecida como Praça São Paulo. A abordagem teria ocorrido em razão de uma dívida.
Na sequência, por telefone, a suspeita acionou três comparsas, que chegaram em dois carros e uma caminhonete. O grupo cercou a vítima e passou a constrangê-la com ameaças, exigindo o pagamento imediato do débito.
Diante da gravidade da situação, o homem tentou correr em direção à Delegacia de Polícia Civil. No entanto, um dos investigados desceu de um carro, sacou uma arma de fogo e iniciou perseguição.
Foi nesse momento que um policial civil, que estava próximo ao local, percebeu a movimentação e interveio. A ação rápida fez com que o criminoso armado desistisse da perseguição e fugisse com os demais suspeitos em direção a Nova Porteirinha, município vizinho a apenas 3 km de Janaúba.
A investigação e as prisões
Após a fuga, equipes da Polícia Civil deram início a um rastreamento imediato e contaram com o apoio da Polícia Militar. Na rodovia MG-122, dois suspeitos, de 23 e 31 anos, foram interceptados e presos.
Pouco depois, a mulher de 44 anos foi encontrada em Nova Porteirinha, enquanto o motorista da caminhonete, de 30 anos, também foi detido. Todos tiveram as prisões ratificadas pelo crime de extorsão qualificada.
Declaração da Polícia Civil
Segundo o delegado Ricardo Esthevan Fernando Augusto do Amaral, a ação policial foi fundamental para salvar a vida da vítima:
“Foi a intervenção rápida da Polícia Civil que salvou a vida da vítima e permitiu a prisão dos envolvidos. A agilidade da ação impediu que o crime tivesse consequências ainda mais graves”, destacou o delegado.
Situação do caso
As investigações prosseguem para localizar o quinto suspeito, que permanece foragido. A Polícia Civil reforçou que denúncias anônimas podem auxiliar na captura do homem que portava a arma de fogo.
A operação foi mais uma demonstração da integração das forças de segurança em Janaúba e região, garantindo respostas rápidas diante de crimes que ameaçam a vida da população.
Comentários
Postar um comentário