“Do Povo, Para o Povo”: Gestão de Amâncio Oliva transforma Varzelândia com proximidade e compromisso social

Imagem
A administração do prefeito Amâncio Oliva, sob o lema “Do Povo, Para o Povo”, tem se destacado como um exemplo de gestão participativa e comprometida com o bem-estar da população. Amâncio lidera uma gestão marcada por iniciativas que aproximam o poder público dos cidadãos, promovendo inclusão, transparência e desenvolvimento. Uma das ações mais recentes e aguardadas é a Caravana do Atualiza Mais Varzelândia, que estará na Lagoinha 1, nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, a partir das 8h30, na Escola Municipal, para realizar o recadastramento das famílias. Caravana do Atualiza Mais: Um Marco na Inclusão Social A Caravana do Atualiza Mais é uma das iniciativas que refletem o compromisso da administração de Amâncio Oliva com a garantia de direitos e benefícios para a população. O evento, que acontece amanhã, 23 de setembro, visa atualizar os cadastros das famílias varzelandenses, assegurando que as informações estejam corretas para a continuidade do acesso a programas sociais do muni...

Descoberta em Almenara: nova espécie de aracnídeo é batizada com nome de fotógrafo quilombola mineiro

Ednardo Martins e nova espécie de aranha. | Foto: Ednardo Martins

Uma expedição fotográfica resultou na descoberta de uma espécie de uma aranha, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Em 2022, Ednardo Martins, monitor ambiental e também quilombola da região da Reserva Biológica da Mata Escura, localizada na cidade de Almenara, fotografou a espécie de opilião, que foi identificada como nova.

O registro fotográfico feito por Ednardo foi publicado na plataforma iNaturalist, onde o pesquisador Adriano Brilhante Kury, curador de aracnídeos do Museu Nacional/UFRJ, reconheceu o animal e entrou em contato com o fotógrafo. Ednardo contou que desconhecia a espécie e decidiu publicar na plataforma:

"Eu fiquei com aquilo na cabeça, um pesquisador me disse as características da aranha e que talvez poderia ter aqui na região, mas não sabia que era essa espécie nova. Aí teve um dia de campo que eu saí, acho que foi em 2021, aí eu vi esse bicho pela primeira vez. Eu fotografei, só que eu não tinha pra que mandar esse bicho, porque eu não tinha conhecimento de quem trabalhasse com esses aracnídeos. Fiz a postagem no iNaturalist e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro viu a publicação, tentou entrar em contato comigo e o rápido possível ele veio."

Inicialmente, o professor acreditava ser uma espécie estudada por ele e que havia sido registrada pela última vez na década de 1940 na Bahia. Adriano organizou uma expedição para encontrar o opilião. Foram duas viagens necessárias para encontrar o animal e constatar que era uma espécia desconhecida.

O animal foi, então, registrado pelos pesquisadores Adriano Kury e Alexia Granado como Cajango ednardoi, em homenagem a Ednardo Martins que fez os primeiros registros. Ednardo disse que ficou muito honrado:

"Sinceramente, até hoje parece que a ficha não caiu, sabe? E ainda mais pela atitude de ter feita homenagem pra mim, não tem explicação. Ele poderia colocar qualquer outro nome e ele quis fazer essa homenagem. Pra mim foi muito gratificante saber que a minha realidade de infância sendo reconhecida".

Ednardo Martins trabalha hoje como monitor ambiental na Reserva da Mata Escura, principalmente no monitoramento da biodiversidade. A descoberta do aracnídeo foi publicada no início de janeiro, na revista científica Zootaxa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro