Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Em Monte Azul, criança de três anos morre após ser picada por escorpião: ‘Minha vida acabou’, diz pai



(Por Raissa Cardoso, G1 Grande Minas) Um menino de três anos morreu, na madrugada deste domingo (13), após ser picado por um escorpião. A criança brincava no colo do pai em um sítio da família, na zona rural de Monte Azul (MG), quando foi correr no chão e pisou no escorpião. De acordo com o pai, a criança estava calçada com um chinelo, mas, ainda assim, a picada atingiu o dedo do pé direito.

Imediatamente, o menino foi levado para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças. A criança chegou com náusea e sonolência e morreu horas depois, devido ao choque anafilático.

“Tudo o que eu pude fazer, eu fiz, mas Deus achou melhor assim. Meu filho amado morreu e a sensação é de que minha vida acabou”, disse o pai Mateus Fagundes.

Devido às complicações, a equipe médica chegou a iniciar o processo de transferência da criança para o Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros (MG). Mas, de acordo com a assessoria da Unidade de Suporte Avançado do SAMU, o paciente teve o estado de saúde agravado durante o trajeto e precisou retornar ao hospital de origem. Segundo representantes do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, a criança teve uma parada cardiorrespiratória no caminho. A equipe tentou reanimar o menino, que não resistiu e morreu em Monte Azul.

“Nós lamentamos muito o ocorrido. Durante toda a permanência no hospital, a criança foi assistida por uma equipe multidisciplinar e todas as medidas foram tomadas, mas, infelizmente, pela gravidade do caso, ele não resistiu”, afirmou Marcelo de Oliveira, gerente administrativo do hospital.

Quando a criança chegou à unidade, o estoque de soro antiescorpiônico estava zerado. De acordo com representantes, todas as três ampolas restantes haviam sido utilizadas em outro paciente que também foi picado por um escorpião na sexta-feira (11), por isso, a equipe buscou o soro em outros hospitais de cidades vizinhas.

“Buscamos três ampolas no hospital de Espinosa e mais três no Hospital de Mato Verde. Seguimos o protocolo do Ministério da Saúde e administramos as seis ampolas na criança, que apresentava estado grave. Todo o soro havia sido aplicado em, aproximadamente, uma hora depois da chegada da criança”, explicou Marcelo.

A criança foi sepultada na tarde deste domingo (13) no cemitério de Monte Azul (MG).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG