Em Monte Azul, criança de três anos morre após ser picada por escorpião: ‘Minha vida acabou’, diz pai



(Por Raissa Cardoso, G1 Grande Minas) Um menino de três anos morreu, na madrugada deste domingo (13), após ser picado por um escorpião. A criança brincava no colo do pai em um sítio da família, na zona rural de Monte Azul (MG), quando foi correr no chão e pisou no escorpião. De acordo com o pai, a criança estava calçada com um chinelo, mas, ainda assim, a picada atingiu o dedo do pé direito.

Imediatamente, o menino foi levado para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças. A criança chegou com náusea e sonolência e morreu horas depois, devido ao choque anafilático.

“Tudo o que eu pude fazer, eu fiz, mas Deus achou melhor assim. Meu filho amado morreu e a sensação é de que minha vida acabou”, disse o pai Mateus Fagundes.

Devido às complicações, a equipe médica chegou a iniciar o processo de transferência da criança para o Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros (MG). Mas, de acordo com a assessoria da Unidade de Suporte Avançado do SAMU, o paciente teve o estado de saúde agravado durante o trajeto e precisou retornar ao hospital de origem. Segundo representantes do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, a criança teve uma parada cardiorrespiratória no caminho. A equipe tentou reanimar o menino, que não resistiu e morreu em Monte Azul.

“Nós lamentamos muito o ocorrido. Durante toda a permanência no hospital, a criança foi assistida por uma equipe multidisciplinar e todas as medidas foram tomadas, mas, infelizmente, pela gravidade do caso, ele não resistiu”, afirmou Marcelo de Oliveira, gerente administrativo do hospital.

Quando a criança chegou à unidade, o estoque de soro antiescorpiônico estava zerado. De acordo com representantes, todas as três ampolas restantes haviam sido utilizadas em outro paciente que também foi picado por um escorpião na sexta-feira (11), por isso, a equipe buscou o soro em outros hospitais de cidades vizinhas.

“Buscamos três ampolas no hospital de Espinosa e mais três no Hospital de Mato Verde. Seguimos o protocolo do Ministério da Saúde e administramos as seis ampolas na criança, que apresentava estado grave. Todo o soro havia sido aplicado em, aproximadamente, uma hora depois da chegada da criança”, explicou Marcelo.

A criança foi sepultada na tarde deste domingo (13) no cemitério de Monte Azul (MG).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo