Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Covid-19: Montes Claros tem mais 460 casos e 33 mortes



Com 460 novos casos de Covid-19, Montes Claros contabiliza 25.893 pessoas infectadas nesta segunda-feira (29). Ainda segundo a Prefeitura, mais 33 óbitos foram registrados, totalizando 534 mortes por coronavírus.

Boletim de sábado (27): 215 casos e três mortes

Boletim de segunda (29): 245 casos e 30 mortes

As últimas pessoas que faleceram tinham entre 25 e 97 anos, sendo que a mais jovem delas não apresentava comorbidades. Mais 11 pacientes também não apresentavam outras doenças.

O boletim da Prefeitura informa que 101.550 casos foram notificados até esta segunda, sendo que 7.366 continuam sendo investigados. Ainda de acordo com o levantamento, 23.691 pessoas estão recuperadas.

Perfil dos casos
Em relação ao perfil das pessoas que testaram positivo, 14.117 são mulheres e 11.776 são homens. A maior parte delas, 18.617, não possuía comorbidades.

Em relação às mortes, 317 pessoas eram do sexo masculino e 217 do feminino. A maioria delas, 462, apresentava alguma comorbidade. A Prefeitura informa que o número de pessoas que apresentavam doenças pré-existentes pode aumentar após a conclusão da investigação epidemiológica.

Hospitalizados
Nesta segunda, 314 pessoas estão internadas em hospitais da cidade, 282 são de Montes Claros. Ainda conforme o boletim epidemiológico, outras 9.033 permanecem isoladas em casa.

A taxa de ocupação dos leitos clínicos SUS é de 84%, a de UTI adulto SUS é de 88% e a dos leitos clínicos de convênio/particular é de 92%.

Segundo os parâmetros da Secretaria de Estado de Saúde a situação é considerada aceitável até 78%, em alerta de 78% a 90% e acima do limite de segurança a partir de 90%. Montes Claros é referência de leitos para 95 municípios.

Localização
Em relação à localização, as informações da Prefeitura apontam que a maior parte dos 220 bairros de Montes Claros possui casos confirmados da doença. O Independência tem 806, o Ibituruna tem 770 e o Centro tem 765. Há ainda casos em várias localidades na área rural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga