Prefeita Elbe Brandão leva voz de Nova Porteirinha a Brasília e defende municípios de pequeno porte

Imagem
Nesta quarta-feira, 10 de setembro, a prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão, cumpriu mais uma importante agenda em Brasília, participando da reunião da Bancada Mineira no Congresso Nacional. A gestora representou não apenas seu município, mas também todos os municípios mineiros com até 10 mil habitantes, reafirmando seu papel de liderança e articulação em defesa das cidades de pequeno porte. Durante o encontro, Elbe Brandão levou as demandas prioritárias das comunidades que, muitas vezes, enfrentam maiores desafios para garantir infraestrutura, saúde, educação e geração de oportunidades. Sua atuação destacou a importância de que os recursos federais cheguem de forma justa e eficaz às localidades menores, possibilitando avanços concretos no desenvolvimento regional. “Estar aqui é levar a voz de Nova Porteirinha e também de tantos outros municípios que precisam ser ouvidos. Nosso compromisso é lutar para que cada cidade, independentemente do tamanho, tenha condições de crescer, gera...

Ministério Público recomenda demissão de parentes de prefeito e de vice-prefeito do município de Januária


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Januária, no Norte de Minas, recomendou ao Poder Executivo do município que exonere todos os ocupantes de cargos comissionados, de funções comissionadas e contratados temporariamente que sejam cônjuges, companheiros ou parentes, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, do prefeito e do vice-prefeito.

Em relação aos secretários municipais, a Recomendação orientou que fosse mantido, no máximo, um parente no exercício de função política, desde que haja justificativa curricular para a nomeação. Os servidores efetivos, admitidos por concurso público, não são atingidos pela determinação. Ainda conforme o documento, o município não deve realizar novas nomeações que se apresentem em conflito com a lei.


Em atendimento à Recomendação, o Executivo exonerou no dia 1º de julho a secretária municipal de Desenvolvimento Social, irmã do prefeito. O ato foi comunicado ao MPMG nesta terça-feira, 9 de julho.

O promotor de Justiça Leandro Barboza, que assina a Recomendação, destaca que “a prática de nepotismo pode configurar abuso de poder capaz de causar enriquecimento ilícito, dano ao erário e atentado contra os princípios da administração, caracterizando ato ilícito de improbidade administrativa”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro