Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Em Janaúba, empresário realiza bazar para ajudar em tratamento de adolescente atingido por bala perdida

João Vítor antes de ser baleado — Foto: Elizete do Carmo/Arquivo Pessoal

Loja terá cerca de 300 peças disponíveis
Foto: Leonardo Alves/Arquivo Pessoal
Um empresário de Janaúba, no Norte de Minas, realiza um bazar beneficente para arrecadar dinheiro para a família do adolescente atingido por uma bala perdida, em outubro deste ano no Bairro Barbosa. João Vitor, de 14 anos, estava na garupa de uma bicicleta com o pai dele quando criminosos tentaram matar um homem, de 26 anos; não há relatos se o alvo dos tiros foi baleado.

O tiro atingiu a coluna de João Vitor e ele foi socorrido ao hospital em estado grave. A mãe do adolescente, Elizete do Carmo Neves, explica que os laudos médicos apontam que o filho ficou tetraplégico e deve passar por nova cirurgia.
"Ele está em tratamento. Não mexe com as pernas, não tem tato com as mãos. Atualmente, para comer, tomar banho, tudo depende de outra pessoa. Para dar banho, é eu e meu esposo, pois sozinha não consigo. Mas creio que com muita fisioterapia ele irá retomar os movimentos".

Segundo o empresário Leonardo Alves de Almeida, a ideia de ajudar a família partiu após o adolescente receber alta hospitalar com sequelas do tiro. "O garoto está debilitado. Ele está tetraplégico e vejo na obrigação de ajudar. Algumas pessoas também estão tentando ajudar para criar acessibilidade na casa desta família".

Leonardo explica que o bazar será montado em uma loja itinerante montada em um ônibus. "Eu tenho duas paixões, pelo turismo e pelo comércio de roupas. Uni as duas coisas na loja itinerante. Para o bazar, selecionamos peças de coleções antigas e colocamos a um preço simbólico de R$ 5 e R$ 10 por peça"

"Se estas peças ficaram comigo até hoje, creio que é porque Deus tinha algum objetivo para elas"

— Leonardo Alves de Almeida

O ônibus com a loja itinerante estará em frente à casa da família na Rua João Cordeiro, Bairro Gameleira, a partir das 17h até às 20h nesta terça; e nessa quarta (21) a partir das 8h até as 11h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG