Engenheiro da NASA visita Janaúba e motiva jovens a realizarem seus sonhos


(Por Dionathan Matos) Janaúba recebeu a visita do engenheiro norte-americano da NASA Gabe Gabrielle, que na noite de ontem (dia 11), ministrou uma palestra para jovens e adolescentes na quadra do Sejan. O evento foi organizado pelo Instituto Federal do Norte de Minas – Campus Montes Claros, e teve apoio da comunidade Minas UP.

Além de engenheiro da agência norte-americana que pesquisa e desenvolve tecnologias e programas de exploração espacial, Gabe Gabrielle é educador e palestrante motivacional. Mas antes disso, por incrível que pareça, ele foi chapeiro da rede de fast food McDonald’s, e também trabalhou como motorista de caminhão, de ônibus e mecânico. Na palestra intitulada “Ao Infinito e Além”, ele aborda o programa espacial da NASA e a exploração de Marte e da Lua, explica como se tornar um astronauta e, de maneira leve e descontraída, fala sobre como transformar nossos sonhos em realidade.

Estudante tímido e de baixo rendimento na época do ensino médio, Gabe conta que um ano após se formar, algo mudou em sua vida. Na época ele trabalhava como chapeiro no McDonald’s. “Foi quando ganhei confiança e percebi que poderia fazer qualquer coisa”, conta. Gabrielle experimentou um ambiente de trabalho sem as cobranças da escola e gostava disso. Mas o trabalho não lhe proporcionava a renda suficiente para realizar seus sonhos, que estavam relacionados à velocidade e carros de corrida. Ele percebeu que precisaria alterar o rumo de sua vida. “Foi quando tudo mudou e eu decidi ir pra universidade”.


Para Gabrielle, é muito importante que a pessoa aprenda a se divertir com a vida para buscar a realização de seus sonhos. O engenheiro considera que o sucesso profissional envolve três atitudes: “faça o seu melhor, goste do que você faz e acredite em si mesmo”, ensina.

A visão do ônibus espacial
O engenheiro revela que nunca imaginou trabalhar na NASA. Diz que queria sempre estar na praia e praticar esportes. Sua vida estava mais focada em diversão sem preocupações ou stress. “A trajetória que me levou à NASA é muito importante porque veio de um desejo interior que eu transformei em um objetivo”, explica. Isso se deu quando Gabrielle trabalhava na Força Aérea e se mudou para o Estado da Flórida, onde pôde ver de perto o lançamento do primeiro ônibus espacial da história, em 1981. “Foi a partir deste momento, daquela visão do ônibus subindo, que eu estabeleci como objetivo trabalhar lá (na NASA)”, conclui.

O palestrante exibiu um vídeo da decolagem de um ônibus espacial e explicou o processo. Ele mencionou o programa espacial brasileiro e elogiou nosso astronauta Marcos Pontes, com quem já conversou em algumas oportunidades. Gabrielle também falou especialmente ao público feminino presente. Segundo ele, as mulheres podem seguir qualquer carreira que queiram, inclusive trabalhar na NASA, pois são perfeitamente capazes.

De acordo com Diego Gionanni, agente de inovação e um dos organizadores do evento, a visita de Gabe Gabrielle a Janaúba é uma oportunidade única. “Ele traz algo que serve para qualquer tipo de pessoa, independente da idade, escolaridade ou área de atuação”, afirma. Diego se diz impressionado com a simplicidade do nosso visitante estrangeiro. “Antes da palestra vi muitas pessoas em volta dele conversando, interagindo, num clima muito bacana, isso é muito gostoso de se ver”, ressalta.

Toda a palestra foi traduzida de forma simultânea pelo professor Júlio César Guedes Antunes, do Instituto Federal de Montes Claros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos