Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

PREFEITOS DO NORTE DE MINAS ADEREM A MOBILIZAÇÃO MUNICIPALISTA EM BELO HORIZONTE


Os municípios do Norte de Minas decidiram aderir ao movimento dos prefeitos mineiros que será realizado no dia 21 de agosto em Belo Horizonte e para tanto, estarão com comitiva apoiando a causa. A decisão foi tomada na tarde dessa segunda-feira, durante reunião realizada na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, que contou com a participação da Associação dos Municípios do Médio São Francisco - AMMESF, que também deliberou por unir o Norte de Minas em torno dessa causa. A reunião contou com a participação de 25 prefeitos do Norte de Minas.

Na avaliação dos prefeitos, a retenção dos recursos pelo Estado está prejudicando a população, pois impede que as Prefeituras possam dar pleno atendimento, como no caso da educação, onde os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb, não está sendo repassado. Isso está colocando em risco o pagamento dos professores da rede municipal. A situação fica mais complicada ainda quando o impacto atinge o Transporte Escolar. Na saúde a retenção dos recursos também está afetando a assistência aos moradores.


O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, reforçou para os prefeitos que a situação econômica está se tornando insustentável e por isso, é preciso buscar uma saída. Ele reforçou que a AMAMS respeitará a decisão da maioria e mesmo assim a entidade envidará esforços para resolver a situação junto ao Estado. 

Depois de muitas discussões, os prefeitos aprovaram a proposta de adesão ao movimento de mobilização em Belo Horizonte e para unificar a posição da região, será confeccionada uma camisa especifica, além de ser realizado comunicado para a população através da imprensa.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira