Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Jovem de Mato Verde dá à luz dentro de ambulância do SAMU


Uma jovem de 15 anos, grávida de 21 semanas, deu à luz a um menino, na tarde desta quarta-feira (25), dentro da Unidade de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Mato Verde.

De acordo com o SAMU, a equipe de socorrista estava encaminhando a gestante para Porteirinha, quando as contração aumentaram e ela teve o bebê, que veio prematuro dentro da ambulância com apoio do técnico em enfermagem, Getúlio Teixeira, o condutor socorrista Arlindo Alves e a médica Ana Flávia.

A gestante queixava de dores na região pélvica e teve um leve sangramento. Durante o transporte, houve a evolução para contrações uterinas e logo após o parto.

“Foi uma experiência muito grande e ficamos emocionados que tenha ocorrido tudo certo. Afinal, era um bebê de cinco meses e uma mãe de apenas 15 anos. Estávamos a caminho de Mato Verde para Porteirinha e durante o trajeto a mãe entrou em trabalho de parto e o bebê veio a nascer dentro da ambulância, com a ajuda da médica e o condutor realizamos os procedimentos necessários à mãe e ao recém-nascido. Solicitamos apoio da USA (Unidade de Suporte Avançado) e chegamos até o Hospital de Porteirinha, onde deixamos a mãe e o recém-nascido”, relata o técnico de enfermagem da equipe, Getúlio Teixeira de Freitas.

O recém-nascido que veio antes da hora, com cinco meses, nasceu com 620 gramas. Mãe e filho foram levados para o Hospital de Porteirinha.

Comentários

  1. Ainda bem que deu tudo certo,
    Parabéns a equipe foram muito competente!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG