Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Projeto Jaíba será tema de audiência pública da ALMG

Requerimento do deputado Paulo Guedes pretende solucionar impasse em torno da preservação e corte do pequizeiro e do ipê amarelo em áreas de agricultura irrigada
A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG vai realizar audiência pública, no município de Jaíba, para discutir o Projeto de Lei 5188/2018, de autoria do governador Fernando Pimentel, que pretende alterar as Leis 10.883, de 1992, e 9.743, de 1988, que protegem, respectivamente, o pequizeiro e o Ipê-amarelo.

Com as alterações nas normas propostas no PL, o objetivo é criar condições de desenvolvimento do Projeto Jaíba, que, segundo os produtores, tem se tornado inviável devido às restrições ambientais. A data da audiência será marcada nos próximos dias.

O autor do requerimento para a realização da audiência pública é o deputado Paulo Guedes. Segundo ele, o objetivo é solucionar o impasse em torno da preservação e do corte dessas duas espécies típicas, na área do Projeto Jaíba, e os impactos da legislação atual na região onde está o maior projeto de irrigação da América Latina, que é responsável por fomentar polo de produção de frutas.

A alteração na lei possibilitará a geração de cerca de 10 mil empregos diretos. Para os produtores da região, o PL vai garantir a produção em propriedades que já dispõem de infraestrutura hídrica completa.


Assessoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira