Janaúba: comunicamos o falecimento do senhor Antônio Edilson dos Santos

Imagem
É com pesar que comunicamos o falecimento do senhor Antônio Edilson dos Santos. A família comunica que o velório está acontecendo na residência situada na Avenida Dr. João Luiz de Almeida, N 380, bairro Rio Novo em Janaúba. O sepultamento será nesta quarta-feira, 05 de novembro, às 10 horas da manhã, no Cemitério Campo da Paz, no bairro São Lucas em Janaúba.

Fundo Clima beneficiará apenas sete municípios do Norte de Minas


(Por Girleno Alencar) Apenas os municípios de Águas Vermelhas, Francisco Sá, Jequitaí, Ninheira, Pirapora, São Francisco e Várzea da Palma poderão ser atendidos pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente e o Fundo Nacional sobre Mudanças Climáticas (Fundo Clima). O edital 01/2018 propõe financiar iniciativas socioambientais para redução de vulnerabilidade à mudança do clima em áreas urbanas e que propõe promover a seleção de propostas que receberão recursos financeiros, não reembolsáveis, para implementação de iniciativas socioambientais de redução de vulnerabilidade à mudança do clima em áreas urbanas. Ao todo, 57 municípios mineiros podem receber os recursos, mas apenas sete são do Norte de Minas.

O biólogo Cássio Lopo lamenta que tão poucos municípios do Norte de Minas possam receber os recursos. Cada proposta deverá agregar a execução de iniciativas socioambientais pela prefeitura proponente, em áreas urbanas do município, com participação ativa dos munícipes, nos seguintes eixos temáticos Áreas verdes urbanas e gestão de áreas legalmente protegidas; Manejo de água e segurança hídrica e Agricultura urbana, segurança alimentar e nutricional. Os organizadores salientam que atualmente, mais de 85% da população brasileira vive em cidades, devido a um processo intenso de urbanização da população nas últimas décadas. Contudo, o modelo de desenvolvimento urbano da maioria das cidades demonstra ser insustentável a médio prazo e há necessidade de integrar o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

A mudança do clima tende a agravar os problemas socioambientais apresentados pelas cidades brasileiras. Seus impactos podem ser minimizados por meio de medidas de adaptação. É, portanto, necessário identificar e tratar os riscos relacionados à mudança do clima no ambiente urbano e torná-lo mais resiliente. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas como agenda para implementação até 2030 está a linha “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, que tem como meta tornar as cidades resilientes e sustentáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga