Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Observatório social anuncia Montes Claros e Janaúba


(Por Girleno Alencar) O Observatório Social do Brasil anunciou a criação de unidades em Montes Claros e Janaúba, no Norte de Minas, conforme Ney Ribas, presidente nacional da rede da instituição. O montes-clarense Edenilson Durães, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, participou do evento organizado pela Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (Federaminas), na segunda-feira, no auditório do Sebrae-Minas. A cidade de Pirapora também está criando o seu observatório social, mas sem qualquer vinculação com a rede nacional.

Na reunião em Belo Horizonte, Ney Ribas explicou que Minas Gerais foi dividida em 10 regiões para a criação do Observatório Social e que estão sendo constituídas as unidades de Divinópolis, Itabira, Pará de Minas, Paracatu, Piumhi, Sete Lagoas e Uberlândia.

Estão em fase de constituição as unidades de Coronel Fabriciano, Esmeraldas, Governador Valadares, Ituiutaba, Janaúba, Montes Claros, Ouro Branco e Teófilo Otoni. Outras 85 cidades mineiras pediram informações sobre como podem participar desse evento.

Na mesma reunião em Belo Horizonte, a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais aderiram ao projeto, assumindo o compromisso de participarem da estruturação administrativa mineira. O Observatório Social é uma ONG que tem a função de fiscalizar e acompanhar as ações públicas e aplicação dos recursos públicos. Desde o dia 7 de novembro que Montes Claros tomou a iniciativa de discutir esse projeto, que agora está em fase de viabilização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira