Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

JANAÚBA | Blitz educativa sensibiliza população sobre Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes


Em maio é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Promoção Social de Janaúba, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar, em parceria com a Política Militar e o Ministério Público, realizou uma blitz educativa em alguns pontos da cidade.

Os servidores abordaram motoristas, motociclistas e pedestres, distribuindo panfletos, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a população contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Trabalhos informativos como este fazem parte das estratégias de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. A conscientização, não só dos pais e responsáveis, mas de toda a população, para identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, é primordial para o combate efetivo deste problema.

Segundo a secretária municipal de Promoção Social, Rosana Barbosa da Rocha, para a mudança desta realidade, é necessária a denúncia dos casos. “Queremos que a sociedade denuncie os agressores. Não tenha vergonha de denunciar esse crime, pois, geralmente as vítimas são muito ameaçadas. Procure a rede de proteção e faça a denúncia. 

Não tenha medo de falar sobre o assunto”, disse. Os canais de denúncia são o Conselho Tutelar, CREAS, as delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e o disque denúncia, pelo número 100.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira