Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

AMAMS E FNDE REALIZAM CURSO DE FORMAÇÃO DO PNAE


Foi realizado na última sexta feira um curso de formação de capacitação do Plano Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS. A inspeção é determinada pelo Ministério da Educação, que observa se as normas estão sendo cumpridas.

Na abertura do evento, o ex-presidente da AMAMS, José Reis, comentou sobre os municípios do Norte de Minas que tiveram dificuldades de prestar contas em 2017 por causa da retenção dos recursos pelo Estado e que isso foi repassado ao Tribunal de Contas de Minas Gerais em um evento que aconteceu na AMAMS. Ele lembrou que os órgãos fiscalizadores têm como função cobrar uma educação de primeiro mundo e que a nova exigência do TCE para a área de educação deixará várias Prefeituras em dificuldades. Citou que a AMAMS propôs ao TCE e ao Estado que os recursos da merenda escolar fossem contabilizados como investimentos na educação.

O secretário municipal de Educação de Montes Claros, Benedito Said salientou o papel da educação na transformação social, mesmo que seja em 10 ou 20 anos. A coordenadora do Departamento de Educação da AMAMS, Neiva Rocha, mostrou que o FNDE tinha programado atender apenas alguns municípios, mas a pedido da AMAMS, permitiu que ao todo, 55 municípios fizessem o curso, recebendo as instruções e sanando as dúvidas. Paula Trivellato, da Universidade Federal de Viçosa e o Centro em Alimentação e Nutrição Escolar, explicou que foram apenas 42 municípios em toda Minas Gerais selecionados para a inspeção, mas que o Norte de Minas acabou beneficiado com outros municípios atendidos. No caso de Montes Claros, a constatação é que está havendo falha no encaminhamento dos dados.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG