Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

AMAMS realiza solenidade de posse da nova presidência com evento marcado pelo pedido de união


O Novo presidente da AMAMS – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Marcelo Felix, prefeito de Januária, é empossado em evento solene na noite desta segunda (07/05) na sede da Associação e destacou a união do Norte de Minas, como forma de fortalecimento regional.

O evento foi marcado pela presença de prefeitos e deputados da região que reforçaram a defesa da união regional, além da participação entidades de classe.

Na abertura do evento, o ex-presidente da AMAMS, José Reis lembrou as várias parcerias que fixou desde janeiro de 2017, quando assumiu a presidência da AMAMS e abriu as portas da entidade para todas as correntes políticas da região. Em sua fala, José Reis destacou também a necessidade do engajamento da sociedade para uma renovação na política, pois na década de 90 o Norte de Minas tinha 10 deputados estaduais e quatro federais e agora, está apenas com e metade. O impacto disso é o enfraquecimento político e salientou que a área mineira da Sudene sempre fica na sombra do Nordeste brasileiro. A AMAMS, mesmo com o cenário de crise, viabilizou com seus parceiros, mais de R$ 20 milhões de emendas para o Norte de Minas no orçamento federal.

O prefeito Humberto Souto, de Montes Claros, lamentou que o Governo esteja sufocando os municípios, ao “reter de forma criminosa e desumana os recursos das Prefeituras”. Citou que o Norte de Minas está sofrendo menos por causa das chuvas que aliviaram os impactos causados pela seca. O pior, segundo ele, é a falta de perspectivas no cenário estadual e nacional, nas eleições desse ano. Souto entende que a região tem de buscar lideranças fortes para ajudar no seu desenvolvimento.

O deputado Gil Pereira anunciou que o Norte de Minas terá 20 plantas de produção de energia solar, que é a nova alternativa para a economia regional. Pediu ainda, ajuda para viabilizar as barragens para a região e entende que isso passa pelo fortalecimento da união regional. A deputada Raquel Muniz lembrou o trabalho desenvolvido pelo presidente José Reis à frente da AMAMS e que a união da classe política poderá ajudar o Norte de Minas a resolver suas demandas, nas áreas de saúde, estradas e recursos hídricos. O deputado Saraiva Felipe salientou que a AMAMS é uma entidade forte por ser a voz dos municípios e que esse papel vem sendo muito bem feito e também enfatizou a importância da união.

O novo presidente da AMAMS, Marcelo Felix, lembrou seu desafio de fazer uma administração como a de José Reis. Ele afirma que essa solenidade entrou para a história, pela aula histórica e política dada por pessoas experientes, como Humberto Souto e demais políticos que falaram no evento. Explicou que em sua gestão, quer levar a AMAMS para os municípios, com reuniões itinerantes, onde os técnicos ajudarão os municípios a resolver os seus problemas. Na sua visão, o Norte de Minas tem de cobrar um olhar diferencial do Governo, o que não ocorre e pediu ainda, uma maior participação dos municípios, como forma fortalecer a AMAMS e consequentemente a sua representatividade.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG