Capitão Enéas: Troca de tiros na Fazenda Norte América deixa feridos


Uma troca de tiros na Fazenda Norte América, em Capitão Enéas, na tarde desta quinta-feira (8) deixou cerca de 20 pessoas feridas, segundo as primeiras informações da Polícia Militar. Ainda segundo a polícia, um grupo chegou em um caminhão baú e desceu do veículo atirando contra os ocupantes da fazenda, que revidaram ao ataque. A fazenda é ocupada desde o último dia 18 de fevereiro por integrantes do Movimento Frente Nacional de Luta; o conflito teria ligação com a ocupação da fazenda.

De acordo com o Samu, o coordenador da Frente Nacional de Luta, Tiago Coimbra, de 32 anos, é um dos baleados; ele foi atingido na região pubiana. Tiago foi levado inicialmente ao Hospital e Santa Casa Nossa Senhora da Guia, em Capitão Enéas e, em seguida reencaminhado para Montes Claros; o estado dele é grave.

Socorristas de Capitão Enéas e a equipe especializada em ocorrências com múltiplas vítimas de Montes Claros estão no local. O helicóptero da Polícia Militar também foi acionado para ajudar no trabalho de resgate de feridos. Samu e polícia não confirmaram a quantidade total dos feridos, se existem vítimas fatais e de onde partiram os tiros.

Até o momento, de acordo com a polícia, seis pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento no crime.

Animais feridos
Logo após o início da ocupação, os administradores da fazenda retiraram vários animais feridos, entre cavalos de raça e vacas leiteiras; eles estavam com cortes na pele e dermatites. Os animais ficaram sob os cuidados de veterinários em Montes Claros e não há confirmação oficial da polícia se os ferimentos são posteriores à ocupação.

Ocupação e conflito

Integrantes do Movimento Frente Nacional de Luta (FNL) invadiram a Fazenda Norte América na noite do dia 18 de fevereiro. Segundo o movimento, no dia da invasão, cerca de 120 sem terras participaram do ato.

Os conflitos na propriedade já ocorreram em outros momentos. Em abril de 2017, três integrantes do MST foram baleados na Fazenda Norte América em consequência de um conflito de terra. Na época, o MST disse que eles foram vítimas de uma emboscada e que foram recebidos a tiros ao chegarem na sede da fazenda, onde participariam de uma reunião. A dona da fazenda informou que era falsa a informação veiculada sobre atos violentos supostamente praticados pela administração do local.

Um mês após o ocorrido, as polícias Civil e Militar apreenderam armas, munições e uma caminhonete durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na Fazenda Norte América e na Fazenda Canoas, em Montes Claros. Na ocasião, o advogado da Fazenda Norte América lamentou o cumprimento de mandado de busca e apreensão no local devido ao conflito que ocorre entre a propriedade e integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos