Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Projeto Energia Cidadã Interior Chega em São João da Ponte


(Por Gilmar Pereira) É um projeto idealizado pela CEMIG e Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de São João da Ponte e Secretaria Municipal de Assistência Social. O projeto trata-se de eficiência energética, destinado às famílias de baixa renda.

O objetivo do projeto é reduzir o consumo de energia elétrica nas residências e orientar os usuários em relação ao uso correto e seguro da energia e na substituição de equipamentos antigos por outros modernos e mais econômicos,

O município receberá investimentos, onde serão realizadas visitas para a substituição de lâmpadas antigas por lâmpadas novas de LED, além da análise de geladeiras que se enquadrem nos critérios para posterior troca.

Em números, serão 2.554 famílias beneficiadas com a troca de cinco (05) lâmpadas residência totalizando um montante de 12.770 lâmpadas que serão substituídas na zona rural e urbana do Município e 102 geladeiras serão substituídas sem custo algum, desde que enquadrem nos critérios da CEMIG. Os trabalhos iniciaram na zona urbana e segue para zona rural.

Os beneficiários são aquelas famílias cadastrada no CADUNICO e beneficiarias do Programa Bolsa Família (PBF), e também aquelas famílias que possuem a tarifa social da CEMIG – desconto na conta de luz.

O projeto Energia Cidadã Interior conta com o 08 profissionais que fazem as visitas em domicílios (famílias beneficiárias da Bolsa Família). Para o secretário de Assistência Social, Hudson Aparecido Almeida, o projeto é de grande valia, pois em tempos de recessão e com o auto custo da energia no país, essa economia poderá servir para a aquisição de alimentos para a mesa de muitas famílias, além da parte ecológica que é de extrema importância.

Em Nota
As próximas localidades a serem atendidas serão Brejo Grande, Condado do Norte, Salvinopólis, Brejinho, Umbaúba e Poções.

A Cemig está investindo 55 milhões na Energia Cidadã, e fará a substituição de 550 mil lâmpadas antigas por LED, 4 mil geladeiras ineficientes por outras novas e atenderá em todo o Estado 110 mil famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira