Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Prefeitura de Jaíba elabora Plano Municipal de Saneamento Básico


A Prefeitura de Jaíba está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico, que irá direcionar as ações do setor para os próximos 20 anos. O Plano de Saneamento foi criado pela lei federal de numero 11.445 de 2007 e estabelece condições para prestação de serviços básicos, define objetivos, metas e projetos do setor. O Plano é uma exigência da lei e impõe restrições de acesso a recursos de saneamento a todos os municípios que não se adequarem.

Para execução do Plano de Saneamento a Prefeitura de Jaíba contratou uma empresa especializada, que realizou um diagnóstico identificando os principais problemas existentes em toda área urbana e rural do Município. As ações do Plano têm como objetivos: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Drenagem e Manejo de Águas Pluviais. O levantamento das demandas tem a participação de toda sociedade, que aponta as necessidades e demandas de cada localidade.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem conduzindo os trabalhos juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, e faz um alerta à população com relação importância da participação e levantamento de demandas de suas localidades. Para o Secretário de Meio Ambiente, Adílio Teixeira, “somente com a participação dos moradores de cada comunidade é possível fazer um retrato exato da situação do município, atingindo assim a todos, e planejar ações futuras, que possibilitem viver com qualidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira