Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Prefeitura de Jaíba elabora Plano Municipal de Saneamento Básico


A Prefeitura de Jaíba está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico, que irá direcionar as ações do setor para os próximos 20 anos. O Plano de Saneamento foi criado pela lei federal de numero 11.445 de 2007 e estabelece condições para prestação de serviços básicos, define objetivos, metas e projetos do setor. O Plano é uma exigência da lei e impõe restrições de acesso a recursos de saneamento a todos os municípios que não se adequarem.

Para execução do Plano de Saneamento a Prefeitura de Jaíba contratou uma empresa especializada, que realizou um diagnóstico identificando os principais problemas existentes em toda área urbana e rural do Município. As ações do Plano têm como objetivos: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Drenagem e Manejo de Águas Pluviais. O levantamento das demandas tem a participação de toda sociedade, que aponta as necessidades e demandas de cada localidade.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem conduzindo os trabalhos juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, e faz um alerta à população com relação importância da participação e levantamento de demandas de suas localidades. Para o Secretário de Meio Ambiente, Adílio Teixeira, “somente com a participação dos moradores de cada comunidade é possível fazer um retrato exato da situação do município, atingindo assim a todos, e planejar ações futuras, que possibilitem viver com qualidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo