Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Varzelândia é campeã mineira de casos de dengue

(Foto: Divulgação)

(Por Girleno Alencar) O município de Varzelândia assumiu a liderança mineira de casos suspeitos de dengue, conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, com 213 casos para uma população de 19.702 pessoas, o que dá uma incidência de um caso para cada 1.081,11 habitantes. Os dados são do período de 23 de abril a 20 de maio. Depois de Varzelândia, vieram os municípios de Turmalina, Luminárias, Riachinho e Ibiracatu. Dos cinco municípios com alta incidência, três são do Norte de Minas. Riachinho teve 29 casos e incidência de um caso para cada 350,5 habitantes e Ibiracatu ficou com 20 casos, com incidência de um caso para cada 322,2 habitantes. No penúltimo boletim, Ibiracatu apresentava a maior incidência em Minas Gerais, mas conseguiu reduzir os casos.

Os dados mostram que, neste ano, Minas Gerais teve 24.880 casos prováveis de dengue. Os maiores dados são do mês de maio, com 6.749 casos. No mês de maio, até agora são 2.507 casos. No ano de 2013, foram 414.689 casos em Minas Gerais, nos piores indicadores até agora. No ano de 2016 foram 258 casos de mortes por causa da dengue, sendo que 41 óbitos ainda em investigação. Para esse ano, já foram confirmados três óbitos, enquanto 17 estão em investigação.

Porém, Ibiracatu, no Norte de Minas e Aimorés, no Leste de Minas, são os municípios com alta incidência de Zika Vírus neste ano, em Minas Gerais. O Estado constatou que os casos dessa doença foram registrados em 86 municípios. Porém, a Vigilância Laboratorial constatou casos do vírus circulante da Zika Vírus na região de Montes Claros e Januária, que ainda estão sendo analisados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG