Matias Cardoso se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde: participação popular será fundamental para fortalecer o SUS

Imagem
MATIAS CARDOSO (MG) – No próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o município de Matias Cardoso viverá um momento decisivo para o futuro da saúde pública local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático e participativo que reúne gestores, profissionais de saúde e a população para discutir melhorias e traçar novas estratégias para o setor. O evento será realizado no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura, com início pela manhã. Todos os moradores estão convidados a participar, levando suas opiniões, sugestões e demandas para contribuir com a construção de uma saúde mais eficaz, democrática e voltada para as necessidades reais da comunidade. Com o lema “Defender e valorizar o SUS, garantir direitos e construir juntos uma Matias Cardoso melhor”, a conferência vai abordar temas como o acesso universal e humanizado aos serviços, fortalecimento da atenção básica, valorização dos profissionais de sa...

Varzelândia é campeã mineira de casos de dengue

(Foto: Divulgação)

(Por Girleno Alencar) O município de Varzelândia assumiu a liderança mineira de casos suspeitos de dengue, conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, com 213 casos para uma população de 19.702 pessoas, o que dá uma incidência de um caso para cada 1.081,11 habitantes. Os dados são do período de 23 de abril a 20 de maio. Depois de Varzelândia, vieram os municípios de Turmalina, Luminárias, Riachinho e Ibiracatu. Dos cinco municípios com alta incidência, três são do Norte de Minas. Riachinho teve 29 casos e incidência de um caso para cada 350,5 habitantes e Ibiracatu ficou com 20 casos, com incidência de um caso para cada 322,2 habitantes. No penúltimo boletim, Ibiracatu apresentava a maior incidência em Minas Gerais, mas conseguiu reduzir os casos.

Os dados mostram que, neste ano, Minas Gerais teve 24.880 casos prováveis de dengue. Os maiores dados são do mês de maio, com 6.749 casos. No mês de maio, até agora são 2.507 casos. No ano de 2013, foram 414.689 casos em Minas Gerais, nos piores indicadores até agora. No ano de 2016 foram 258 casos de mortes por causa da dengue, sendo que 41 óbitos ainda em investigação. Para esse ano, já foram confirmados três óbitos, enquanto 17 estão em investigação.

Porém, Ibiracatu, no Norte de Minas e Aimorés, no Leste de Minas, são os municípios com alta incidência de Zika Vírus neste ano, em Minas Gerais. O Estado constatou que os casos dessa doença foram registrados em 86 municípios. Porém, a Vigilância Laboratorial constatou casos do vírus circulante da Zika Vírus na região de Montes Claros e Januária, que ainda estão sendo analisados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira