Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

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Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

AMAMS pede inclusão do anel rodoviário de Montes Claros na concessão da BR 135


Em audiência pública que ocorreu na manhã desta terça-feira na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, o Presidente da Entidade e prefeito de Bonito de Minas, José Reis aproveitou a realização da audiência pública e propôs ao secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares que a construção do Anel Rodoviário de Montes Claros, ligando as saídas de Januária e Janaúba, seja incluída na concessão de privatização da BR 135, como se fosse uma continuidade da rodovia. Esse pleito foi protocolado oficialmente pela AMAMS. O assunto surgiu depois que o prefeito Humberto Souto, de Montes Claros, pediu a pavimentação do Anel Rodoviário.

No seu discurso, o prefeito Humberto Souto salientou que a construção do Anel Rodoviário é uma obra prometida há mais de 20 anos e se o Estado deseja ajudar Montes Claros, poderia dar esse presente, pois retirará o fluxo de caminhões carregados da área urbana. Ele lembrou que essa obra foi prometida pelo então presidente Luiz Inácio Lula Silva ao então vice-presidente José Alencar.

O secretário Murilo Valadares salientou que o Anel Rodoviário tem extensão de 11 quilômetros e está orçado em R$ 60 milhões, pois além da pavimentação, tem as pontes a serem construídas e ainda as desapropriações. O deputado Paulo Guedes propôs durante a reunião que o Estado use o dinheiro arrecadado com a concessão onerosa da privatização da BR 135 no trecho de Montes Claros até Belo Horizonte e conclua as obras da mesma BR 135 no trecho de Itacarambi-Manga e ainda o Anel Rodoviário de Montes Claros, resolvendo essas duas pendências.

A audiência publica realizada ontem de manhã em Montes Claros para discutir a concessão da BR 135 mostrou que serão montadas seis praças de pedágios nos quilômetros 399, 463, 523, 583 e 634, nos trechos de Montes Claros a Bocaiuva; Bocaiuva a Joaquim Felício; Buenópolis a Augusto de Lima; Augusto de Lima a Curvelo e depois Curvelo até a BR 040. O valor inicial é de R$ 6,40, mas com os valores corrigidos para janeiro desse ano já estava em R$ 6,85. A homologação do concurso deverá ser em outubro. A BR 135 será duplicada em dois trechos: de Montes Claros a Bocaiuva, uma obra com 42,3 quilômetros e de Corinto à BR 040, com 94,3 quilômetros. Terá ainda 85,5 quilômetros de faixas adicionais, 14 passarelas e 30 interseções.

A empresa vencedora terá de aplicar R$ 3,4 bilhões nos 30 anos da concessão, sendo que R$ 1,1 bilhão nos cinco primeiros anos. Porém deverá ter uma arrecadação de R$ 7,3 bilhões. Somente de impostos às Prefeituras, pagarão R$ 392 milhões, com cada município recebendo proporcionalmente ao trecho da rodovia.


Ascom | AMAMS

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