Presos da Penitenciária de Francisco Sá produzirão mudas para a agricultura familiar e reflorestamento

Viveiro será construído ao lado da horta da Penitenciária

(Por Vicente Aberto) Convênio entre a Prefeitura e o Sistema Prisional resultará na instalação de um viveiro para produção de mudas frutíferas que serão doadas a pequenos produtores rurais de Francisco Sá, bem como de espécies nativas para reflorestamento, com foco na recuperação de nascentes. Na manhã de terça-feira (30/05) diversos subsecretários municipais estiveram na unidade carcerária, onde vistoriaram o terreno escolhido. Estiveram presentes o subsecretário de Agricultura, José Messias Pereira Durães, o subsecretário da Infância e Juventude (vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), Luiz Carlos Martins Silva, e Fernanda Monteiro, subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Ambiental Sustentável.

De acordo com o subsecretário da Infância e Juventude, Luiz Carlos Martins, o projeto prevê a capacitação de 10 internos, através de curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para produção de mudas frutíferas e nativas para reflorestamento. “Com relação às frutíferas, nosso foco é principalmente de frutas que produzam polpa e possam ser fonte de renda para as famílias”, afirma.

As mudas, quando prontas, serão levadas para uma central de distribuição, que será implantada no Parque dos Namorados, no centro a cidade. Ali acontecerão também cursos de capacitação para famílias assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através de parcerias entre a Prefeitura e o Senar/Sindicato dos Produtores Rurais. “Trata-se do Programa ‘Hortas Caseiras’, que ensina o cultivo de legumes e hortaliças em pequenos espaços, até mesmo em pneus, bacias e garrafas pet”, explica.

Para o diretor-geral da Penitenciária, Carlos Adriano Ramos Costa, o projeto será mais uma oportunidade para ressocialização daqueles presos que se enquadrarem nas condicionantes. “É uma parceria interessante, ainda mais pela finalidade social. Vai nos beneficiar e também favorecer a comunidade”, diz.

Ainda dentro da parceria Prefeitura/Penitenciária, está prevista a realização de um curso do Senar sobre Horticultura, também para 10 detentos, que aprenderão técnicas de manejo para aprimorar a produção da horta da unidade prisional. Atualmente a produção é distribuída a entidades filantrópicas da cidade. De acordo com o subsecretário Luiz Carlos Martins, os detentos produzirão também mudas de hortaliças e legumes que serão doados às famílias assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos