Loja de celulares é arrombada no Centro de Janaúba; proprietário lamenta prejuízo e cobra providências

Imagem
A madrugada desta sexta-feira (5) foi marcada por mais um episódio de criminalidade no comércio central de Janaúba. A loja KDP Celulares, localizada na Avenida do Comércio, uma das vias mais movimentadas da cidade, foi arrombada e teve diversos produtos furtados. O proprietário, conhecido como Cabelo, relatou à reportagem estar profundamente entristecido com a situação. Segundo ele, embora vários itens tenham sido levados, o maior prejuízo foi a porta de entrada, que precisou ser totalmente reformada e reestruturada após ser arrombada. — “O transtorno maior não foi nem a perda dos objetos, mas sim a destruição da loja e o estresse de tudo isso. A gente trabalha, paga impostos, tenta manter o negócio em pé, mas não consegue ter segurança nem na avenida mais movimentada de Janaúba, a poucos metros de uma câmera do Olho Vivo”, desabafou. Suspeito identificado, mas bens já não foram recuperados Cabelo contou ainda que conseguiu identificar o possível infrator, um usuário de drogas da regiã...

AMAMS abraça a causa da continuidade e ampliação de Instituto Federal e UFVJM no Norte de Minas


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene abriu articulação junto a sociedade civil organizada e principalmente com a bancada federal de Minas Gerais para impedir o fechamento da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Campus Janaúba e ainda a instalação dos campus de Januária e Unaí, que estavam programadas no Plano de Expansão. Outra mobilização é para assegurar a implantação dos campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Buritis, Capelinha, Capitão Enéas, Corinto, Jaíba, João Pinheiro, Nanuque, São Francisco e Unaí, que foram anunciados, mas agora suspendidos.

Na tarde de quinta-feira o presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, se reuniu com os dirigentes das duas instituições de ensino federal e também lideranças políticas. Ele foi acionado pelo prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, que relatou a situação e pediu a ajuda da AMAMS. Isaildon participou da reunião com os reitores, assim como os prefeitos de Januária, Marcelo Felix Alves de Araújo e o prefeito de Ibiracatu, José Amador Mendes da Silva, além do deputado Paulo Guedes. Os reitores, pro-reitores e coordenadores do IFNMG e da UFVJM também participaram da reunião.

O Reitor Gilciano Saraiva Nogueira, da UFVJM mostrou que a instituição foi abalada pelo contingenciamento de recursos federais, determinado recentemente pelo Governo e com isso, fica comprometido o seu plano de expansão, que ocorreria em Almenara, Araçuaí, Capelinha e Januária. Ele lembrou que o momento é delicado e por isso, é necessária a mobilização da sociedade.

Outro aspecto observado pelo reitor da UFVJM é que está sem receber recursos para custeio dos campus de Janaúba e Unaí, pois sequer veio verbas para contratar os professores dessas duas unidades. O campus funciona na sede do CAIC em Janaúba. Por causa dessa situação, a medida a ser adotada é cortar gradualmente os cursos, reduzindo a quantidade de alunos e tarefas, até que o campus seja fechado em definitivo. A situação só poderá ser mudada se o Governo repassar os recursos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro