Suspeito de matar policial em BH será transferido para a Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá

Imagem
A Justiça de Minas Gerais determinou, nesta quinta-feira (23 de outubro), a transferência de Jefferson Anísio da Silva, de 27 anos, para a Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas. O homem é acusado de matar o cabo Vinícius de Castro Lima, da 84ª Companhia Tático Móvel do 39º Batalhão da Polícia Militar, durante uma tentativa de assalto em Belo Horizonte. A decisão foi assinada pelo juiz Leonardo Vieira Rocha Damasceno após a audiência de custódia realizada nesta quinta. O magistrado decretou a prisão preventiva do acusado e destacou que a transferência tem como objetivo garantir a ordem pública, diante da gravidade do crime e do extenso histórico criminal do investigado. De acordo com o processo, Jefferson foi apontado como autor dos disparos que tiraram a vida do cabo Castro, na tarde da última terça-feira (21 de outubro). O policial, que estava de folga, se encontrava em uma concessionária de veículos no bairro Tirol, na Região do Barreiro, quando tentou ...

AMAMS abraça a causa da continuidade e ampliação de Instituto Federal e UFVJM no Norte de Minas


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene abriu articulação junto a sociedade civil organizada e principalmente com a bancada federal de Minas Gerais para impedir o fechamento da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Campus Janaúba e ainda a instalação dos campus de Januária e Unaí, que estavam programadas no Plano de Expansão. Outra mobilização é para assegurar a implantação dos campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Buritis, Capelinha, Capitão Enéas, Corinto, Jaíba, João Pinheiro, Nanuque, São Francisco e Unaí, que foram anunciados, mas agora suspendidos.

Na tarde de quinta-feira o presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, se reuniu com os dirigentes das duas instituições de ensino federal e também lideranças políticas. Ele foi acionado pelo prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, que relatou a situação e pediu a ajuda da AMAMS. Isaildon participou da reunião com os reitores, assim como os prefeitos de Januária, Marcelo Felix Alves de Araújo e o prefeito de Ibiracatu, José Amador Mendes da Silva, além do deputado Paulo Guedes. Os reitores, pro-reitores e coordenadores do IFNMG e da UFVJM também participaram da reunião.

O Reitor Gilciano Saraiva Nogueira, da UFVJM mostrou que a instituição foi abalada pelo contingenciamento de recursos federais, determinado recentemente pelo Governo e com isso, fica comprometido o seu plano de expansão, que ocorreria em Almenara, Araçuaí, Capelinha e Januária. Ele lembrou que o momento é delicado e por isso, é necessária a mobilização da sociedade.

Outro aspecto observado pelo reitor da UFVJM é que está sem receber recursos para custeio dos campus de Janaúba e Unaí, pois sequer veio verbas para contratar os professores dessas duas unidades. O campus funciona na sede do CAIC em Janaúba. Por causa dessa situação, a medida a ser adotada é cortar gradualmente os cursos, reduzindo a quantidade de alunos e tarefas, até que o campus seja fechado em definitivo. A situação só poderá ser mudada se o Governo repassar os recursos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga