Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Em visita a AMAMS, Ministro da Saúde discute assistência básica com prefeitos da Área Mineira da Sudene


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, se reúne com os prefeitos da área mineira da Sudene nessa sexta-feira, dia 30, a partir das 13 horas no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS. Ele cumpre agenda articulada pelo deputado Gil Pereira e AMAMS. Barros é o primeiro ministro a visitar Montes Claros nesse ano. O último ministro da saúde a cumprir agenda coletiva com os prefeitos da região foi José Padilha, que esteve na AMAMS para discutir sobre o Programa Mas Médicos. A expectativa é que Ricardo Barros anuncie novidades que aliviem os municípios, principalmente no Programa de Atenção Básica (PAB) e ainda uma alternativa para os hospitais microrregionais e regionais.

A agenda prevê a chegada do ministro Ricardo Barros ao meio-dia, quando ele se deslocará para a Santa Casa, onde cumpre agenda. Depois, às 13 horas, ele terá um encontro com os prefeitos na AMAMS. O deputado Gil Pereira se reuniu na tarde de ontem com o ministro, em Brasília, quando fez uma agenda. Ele antecipa que Montes Claros receberá um adicional de R$ 345 mil por mês para a atenção básica, o equivalente a R$ 14 milhões nos três anos e seis meses da atual administração.

O presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, explica que além dos recursos da atenção básica, que atende todos municípios, sem exceção, a grande expectativa é sobre uma ação que socorra a Rede Hospitalar do Norte de Minas, pois além dos hospitais de Montes Claros existem anida os hospitais de Bocaiuva, Brasília de Minas, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e Taiobeiras com sérios problemas de sobrevivência financeira e até com riscos de suspensão dos atendimentos, como os casos de Janaúba e Bocaiuva.



Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga