Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

AMAMS pede ampliação da Rede Brasil Mulher para toda Área Mineira da Sudene


O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, solicitou durante o 1º Seminário das Políticas Públicas para Mulheres, a ampliação da Rede Brasil Mulher, para toda Área Mineira da Sudene à secretária-executiva de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, Aparecida Moura, durante o lançamento desse projeto na cidade de Bocaiuva, que foi a primeira cidade brasileira a receber essa Coordenadoria de Direitos das Mulheres.

O deputado federal Saraiva Felipe explicou que Bocaiuva foi selecionada para servir de piloto nesse projeto, pelo reconhecimento a ilustres brasileiros que nasceram na cidade, como Herberth de Souza, o Betinho, além de José Maria Alkimim e Patrus Ananias, que engrandeceram o país. Aparecida Moura mostrou que a Rede Brasil Mulher vem para o empoderamento feminino, em vários setores e como forma de evitar a violência contra a mulher, principalmente daquela que vive em vulnerabilidade social. Seu apelo é para cada município criar o Conselho da Mulher e a Coordenadoria de Direitos da Mulher e se possível, a criação da Secretaria ou Secretaria-Adjunta da Mulher, para definir as políticas públicas destinadas a esse segmento.

O presidente da AMAMS, José Reis, explicou que a iniciativa da prefeita Marisa Souza Alves, de Bocaiuva, tem de ser expandida para outros municípios e com isso permitir que cada microrregião instale a Coordenadoria Regional dos Direitos da Mulher. Ele lembra que existe o desafio para cada município, disse que é necessário dar o suporte para que as políticas públicas sejam implantadas. O presidente salientou que o Norte de Minas é formado por 52% de mulheres e que o empoderamento do segmento feminino é importante nesse momento em que as instituições estão vivendo a corrosão, como das famílias.

A prefeita Marisa Souza Alves, de Bocaiuva, afirma que sua eleição foi a quebra de tabu de mais de 120 anos, mas lamenta que as mulheres não valorizem o segmento feminino. Na sua administração, 2/3 do secretariado é ocupado por mulheres. Porém ficou preocupada com dados da Polícia Militar de que Bocaiuva tem mais casos proporcionalmente de violência contra a mulher do que Montes Claros, que deram entrada no hospital. Anunciou que mandará projeto ainda essa semana para a criação do Conselho da Mulher e Coordenadoria dos Direitos da Mulher.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga