Várzea da Palma: homens são presos após denúncias de que grupo armado estaria ficando em casas

Imagem
Três homens foram presos após denúncias de que um grupo armado estaria ficando em duas casas, em Várzea da Palma. A ocorrência, finalizada na madrugada desta sexta-feira (25), terminou com a apreensão de armas e 60 munições. Segundo a Polícia Militar, uma operação foi montada após várias denúncias sobre a presença de pessoas que não eram da cidade morando em imóveis da Vila Aparecida, sendo que uma das residências pertencia a uma mulher já conhecida por seu envolvimento com o tráfico de drogas. As informações ainda davam conta de que o grupo estaria no Norte de Minas Gerais para recuperar o comandado da venda de entorpecentes no bairro e que os membros teriam ligação com um detento. Para averiguar as denúncias, policiais de Várzea da Palma e Pirapora foram até as casas. Em uma delas nada de ilícito foi encontrado. No caminho para a outra, os militares flagraram dois homens, de 22 e 24 anos, correndo com as mãos na cintura. Com eles, foram apreendidos um revólver, uma pistola e munições...

COPASA PROPÕE ASSUMIR CONCESSÃO DE ÁGUA EM MUNICÍPIOS NORTE MINEIROS


A Copasa está analisando a possibilidade de assumir a concessão de água e esgoto de alguns municípios do Norte de Minas que não contam com esse serviço. O assunto foi discutido em reunião realizada na manhã dessa segunda-feira, na sede da AMAMS, em evento que contou com as presenças do gerente geral de concessões da estatal, Cristiano Ferreira Lara; do superintendente regional, Roberto Luiz Botelho e do assessor da diretoria Norte, Ricardo Campos. A AMAMS foi representada pelo secretário-executivo Ronaldo Mota Dias. Também participaram da reunião o deputado Paulo Guedes, além de diversos prefeitos.

Durante a reunião, os prefeitos alertaram a Copasa que o projeto de retirar água do rio Pacui para abastecer Montes Claros, comprometerá o abastecimento da população de diversos municípios e por isso, pediram a realização de uma audiência pública para debater com a população. A Copasa prometeu realizar essa audiência pública nos próximos dias. O superintendente regional da Copasa, Roberto Luiz Botelho anunciou que a Agência Nacional de Águas disponibilizou R$ 2 milhões para a Copasa recuperar a Bacia do Rio Juramento. Ele explica que essa verba virá através do Comitê da Bacia do São Francisco e haverá contrapartida da Copasa. A barragem de Juramento está com apenas 27,8% da sua capacidade.

A Copasa mostrou aos prefeitos que tem interesse de assumir a exploração da água e esgoto, desde que sejam cumpridas as formalidades, de aprovação pela Câmara Municipal e realização do diagnóstico de viabilidade. Ele lembra que quase 90% das concessões de saneamento básico exploradas pela Copasa são deficitárias, mas a estatal cumpre o compromisso social de assegurar água de qualidade. Atualmente a Copasa tem a concessão de água de 635 municípios e a concessão de esgoto em 299. Para que seja assumida a concessão, é necessária a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico que definirá as demandas levantadas.

O deputado Paulo Guedes propôs que seja elaborado um plano padrão de saneamento a ser usado por todos os municípios e que a AMAMS fique responsável por articular esse Plano de Saneamento Básico, como forma de reduzir os custos do projeto e acelerar as providências.



Asconm | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo