Em Janaúba Comandante discute criminalidade

(Por Girleno Alencar) O coronel Klevson Pires Martins, comandante da 11ª Região Militar do Norte de Minas, estará em Janaúba no próximo dia 17, quando discutirá com a sociedade civil organizada a criminalidade em Janaúba e Jaíba, além das medidas que serão adotadas. Ele atende convite do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas e do Conselho Maçônico de Segurança Pública da Serra Geral, em evento público a ser realizado na sede da Loja Maçônica Deus, Paz e Liberdade, de Janaúba. É a primeira visita oficial do comandante regional, desde sua posse em janeiro passado. Ele foi comandante do 51º Batalhão da Polícia Militar em Janaúba.

A violência apresenta altos indicadores em Janaúba, que até já tem 18 homicídios até agora, numa média de 2,5 assassinados a cada 15 dias ou então cinco assassinatos por mês. Se mantida a média, terminará o ano com 60 assassinatos. No evento a ser realizado em Janaúba, o comandante regional provocará a comunidade a buscar uma forma de criar espaço para abrigar os menores infratores, pois os crimes mais violentos envolvem esses adolescentes. Uma das alternativas é usar o prédio desocupado de uma escola para abrigar a unidade prisional. Caberia a comunidade viabilizar a adaptação do imóvel.

Desde o ano de 2011 que Janaúba tem procurado instalar o Centro de Recuperação de Menor, mas esbarra na demora do Estado em resolver a situação. No ano de 2012 chegou a ser adquirida uma propriedade para abrigar esse complexo. Porém, como nada saiu do papel, as lideranças decidiram seguir o modelo de Pirapora, onde a comunidade viabilizou o prédio para os menores infratores e o Estado assumiu a gestão e custeio. O primeiro passo para essa iniciativa veio do sistema cooperativista, que liberou R$ 250 mil.

Nessa reunião pública, serão convidados todas as entidades de classes de Janaúba e Jaíba, como Maçonaria, Rotary, Lions, Sindicato Rural, Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Universidades e Faculdades, Consórcios Intermunicipais, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário, agências bancárias. Jacques Davis lembra que em 2007 foi realizada uma reunião nesses moldes e com isso, surgiu o Batalhão da Polícia Militar e, em 2009, surgiu a Vara da Justiça Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos