Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Produtores de queijo e outros derivados de leite de Porteirinha recebem Certificação de Inspeção Municipal

Conquista contou com apoio do Sebrae Minas

(Por Cida Santana) Produtores de queijo e outros derivados de leite de Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, conseguiram a Certificação de Inspeção Municipal. Com o selo, eles têm o direito de comercializar seus produtos sem nenhuma restrição em qualquer estabelecimento comercial da cidade e da região, agregando valor ao negócio.

O certificado de inspeção é concedido pela Prefeitura mediante a avaliação das condições sanitárias e higiene, sendo verificadas também as formas de transporte do queijo e demais derivados do leite. Desta forma, é atestado o padrão de qualidade dos produtos junto aos consumidores.

O selo de certificação foi obtido após um trabalho de consultoria e capacitação realizado pelo Sebrae Minas e parceiros que começou em 2014. “Auxiliamos na criação de uma associação para que os produtores pudessem trabalhar unidos. Oferecemos cursos de capacitação, além de viagens técnicas a regiões como a Serra da Canastra, onde eles conheceram de perto o processo de fabricação e de venda. Vamos continuar trabalhando para que mais produtores consigam a certificação”, afirma o analista técnico do Sebrae Jadilson Borges.

Contemplada com o selo que garante a livre comercialização, a produtora Maria da Saúde Oliveira Silva, 61 anos, comemora a conquista e espera aumentar ainda mais as vendas. “Trabalho há cerca de 40 anos com a produção de queijo e sempre procurei fazer tudo com qualidade. Receber essa certificação é um sonho realizado e o reconhecimento que nos incentiva a melhorar cada vez mais”, afirma Maria da Saúde. Ela produz cerca de 200 quilos de queijo por semana. A maior parte da produção é vendida no Mercado Municipal de Porteirinha.

Everson Pereira, conhecido como "Toko do Requeijão", também conseguiu atender às normas exigidas e foi contemplado com certificação que atesta a qualidade dos seus produtos. "Todo o apoio e acompanhamento que recebemos do Sebrae e de todos os envolvidos foram fundamentais para alcançar este certificado. Agora quero melhorar e ampliar ainda mais minhas vendas. Assim posso conseguir outras certificações”, comemora o produtor de requeijão.

No município, cerca de 20 produtores continuam recebendo acompanhamento do Sebrae e de parceiros para se adequarem as normas, em busca da certificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira