Em Francisco Sá, acidente deixa uma mulher morta e criança ferida na BR-251

Imagem
Uma acidente entre uma carreta e um automóvel deixou uma mulher morta e ao menos duas pessoas feridas na noite dessa quinta-feira (17), na BR-251, altura do km 473, em Francisco Sá, no Norte de Minas Gerai s . O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do 7º Batalhão, foi acionado por volta das 22h para atender à ocorrência. Segundo o Corpo de Bombeiros, a carreta, carregada com sabão em pó, seguia de Feira de Santana (BA) com destino a Contagem (MG). Já o automóvel, com cinco ocupantes, havia saído de Montes Claros (MG) rumo ao litoral baiano. Apesar do impacto, os passageiros do carro não sofreram ferimentos graves. Apenas um deles apresentou escoriações leves e dispensou atendimento médico. Os outros quatro saíram ilesos. Na carreta, no entanto, os três ocupantes ficaram presos às ferragens. Os bombeiros realizaram um trabalho minucioso de desencarceramento. Uma criança de dois anos foi retirada com ferimentos leves e levada ao hospital pelo Serviço de Atendiment...

Produtores de queijo e outros derivados de leite de Porteirinha recebem Certificação de Inspeção Municipal

Conquista contou com apoio do Sebrae Minas

(Por Cida Santana) Produtores de queijo e outros derivados de leite de Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, conseguiram a Certificação de Inspeção Municipal. Com o selo, eles têm o direito de comercializar seus produtos sem nenhuma restrição em qualquer estabelecimento comercial da cidade e da região, agregando valor ao negócio.

O certificado de inspeção é concedido pela Prefeitura mediante a avaliação das condições sanitárias e higiene, sendo verificadas também as formas de transporte do queijo e demais derivados do leite. Desta forma, é atestado o padrão de qualidade dos produtos junto aos consumidores.

O selo de certificação foi obtido após um trabalho de consultoria e capacitação realizado pelo Sebrae Minas e parceiros que começou em 2014. “Auxiliamos na criação de uma associação para que os produtores pudessem trabalhar unidos. Oferecemos cursos de capacitação, além de viagens técnicas a regiões como a Serra da Canastra, onde eles conheceram de perto o processo de fabricação e de venda. Vamos continuar trabalhando para que mais produtores consigam a certificação”, afirma o analista técnico do Sebrae Jadilson Borges.

Contemplada com o selo que garante a livre comercialização, a produtora Maria da Saúde Oliveira Silva, 61 anos, comemora a conquista e espera aumentar ainda mais as vendas. “Trabalho há cerca de 40 anos com a produção de queijo e sempre procurei fazer tudo com qualidade. Receber essa certificação é um sonho realizado e o reconhecimento que nos incentiva a melhorar cada vez mais”, afirma Maria da Saúde. Ela produz cerca de 200 quilos de queijo por semana. A maior parte da produção é vendida no Mercado Municipal de Porteirinha.

Everson Pereira, conhecido como "Toko do Requeijão", também conseguiu atender às normas exigidas e foi contemplado com certificação que atesta a qualidade dos seus produtos. "Todo o apoio e acompanhamento que recebemos do Sebrae e de todos os envolvidos foram fundamentais para alcançar este certificado. Agora quero melhorar e ampliar ainda mais minhas vendas. Assim posso conseguir outras certificações”, comemora o produtor de requeijão.

No município, cerca de 20 produtores continuam recebendo acompanhamento do Sebrae e de parceiros para se adequarem as normas, em busca da certificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo