A bola está rolando em Nova Porteirinha: Campeonato Municipal 2025 começa com emoção, casa cheia e grandes jogos

Imagem
O fim de semana em Nova Porteirinha foi de pura emoção com o início do Campeonato Municipal 2025, que marcou o reencontro da cidade com a força, a alegria e a paixão pelo futebol. O evento contou com grande presença de público, autoridades locais e partidas emocionantes, reacendendo o espírito esportivo que sempre fez parte da história do município. Abertura de gala: autoridades, torcida e clima de festa A cerimônia de abertura contou com a presença da prefeita Elbe Brandão, do vice-prefeito Dácio Silveira, de vereadores, secretários municipais e de centenas de torcedores que lotaram os campos para vibrar, torcer e celebrar o esporte. “É um orgulho ver nossa cidade vibrando com o futebol, incentivando nossos jovens e valorizando nossos talentos locais. O esporte é alegria, saúde e transformação” , destacou a prefeita Elbe Brandão. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Darlan Gonçalves, ressaltou a importância social do torneio: “Mais do que competição, o Campeonato Municipal é uni...

Barragem Bico da Pedra tem pouco mais de três metros de volume útil

Barragem Bico da Pedra (Foto: Pablo de Melo)

(Por Ambrósio Prates) A situação da Barragem do Bico da Pedra em Janaúba  volta  a preocupar  principalmente quem depende da água para utilização na irrigação do perímetro Gorutuba. Os dados fornecidos pelo  Distrito de  Irrigação do Perímetro Gorutuba indicam que   a cota atual da barragem é de 538,25 metros  em relação ao nível do mar. A cota do volume morto é de 535 metros.  Isso  quer dizer que  a água disponível para a irrigação chega a 3 metros e 25 centímetros do nível  total da represa.

Com um gasto   mensal que consome entre 60 e 70 centímetros  por mês  da pra prever que a água  atual só é suficiente para manter  o projeto  em atividade pelos próximos  quatro ou  cinco meses, caso não haja chuvas no período. As chuvas  que caíram no início de outubro até elevaram o nível da barragem que chegou a subir 10 centímetros.  Isso deixa a situação de alerta inalterada. A água para o consumo humano neste momento não corre nenhum risco.

Mesmo assim a comunidade é instada  a promover o uso consciente da água.  Com a seca que atinge a região há cinco anos o projeto de irrigação vem se reinventando buscando formas de equilibrar produção lucrativa com consumo eficiente de água. O maior ganho neste sentido seria a tubulação do  sistema.  O problema é que a  promessa é tão antiga quanto a protelação dos órgãos públicos, aqui leia-se União e Codevasf.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga