Mais de 2 toneladas de maconha são apreendidas após grave acidente na BR-251, em Fruta de Leite

Imagem
Uma ocorrência que inicialmente parecia apenas um grave acidente de trânsito terminou em uma das maiores apreensões de drogas do Norte de Minas Gerais. Mais de duas toneladas de maconha foram encontradas na carreta que se envolveu em uma colisão na BR-251, em Fruta de Leite, próximo a Salinas, no último sábado (18). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após o encerramento da perícia e a retirada da carga, foram contabilizados 2.433 quilos de maconha. A informação foi confirmada oficialmente pelo órgão neste domingo (19). Acidente revelou o carregamento ilegal O acidente ocorreu no km 333 da BR-251 e envolveu duas carretas: uma que transportava frango congelado — e onde a droga estava escondida — e outra carregada com uvas. Segundo a PRF, o impacto frontal foi tão forte que rompeu o compartimento de carga da carreta que levava o entorpecente, espalhando caixas de frango e fardos de maconha por toda a pista. “No primeiro momento, parecia apenas um acidente grave com carga al...

Barragem Bico da Pedra tem pouco mais de três metros de volume útil

Barragem Bico da Pedra (Foto: Pablo de Melo)

(Por Ambrósio Prates) A situação da Barragem do Bico da Pedra em Janaúba  volta  a preocupar  principalmente quem depende da água para utilização na irrigação do perímetro Gorutuba. Os dados fornecidos pelo  Distrito de  Irrigação do Perímetro Gorutuba indicam que   a cota atual da barragem é de 538,25 metros  em relação ao nível do mar. A cota do volume morto é de 535 metros.  Isso  quer dizer que  a água disponível para a irrigação chega a 3 metros e 25 centímetros do nível  total da represa.

Com um gasto   mensal que consome entre 60 e 70 centímetros  por mês  da pra prever que a água  atual só é suficiente para manter  o projeto  em atividade pelos próximos  quatro ou  cinco meses, caso não haja chuvas no período. As chuvas  que caíram no início de outubro até elevaram o nível da barragem que chegou a subir 10 centímetros.  Isso deixa a situação de alerta inalterada. A água para o consumo humano neste momento não corre nenhum risco.

Mesmo assim a comunidade é instada  a promover o uso consciente da água.  Com a seca que atinge a região há cinco anos o projeto de irrigação vem se reinventando buscando formas de equilibrar produção lucrativa com consumo eficiente de água. O maior ganho neste sentido seria a tubulação do  sistema.  O problema é que a  promessa é tão antiga quanto a protelação dos órgãos públicos, aqui leia-se União e Codevasf.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga