Em Capitão Enéas, motociclista morre em colisão frontal na MGC-122

Imagem
Um grave acidente registrado na manhã deste sábado (19), na MGC-122, no município de Capitão Enéas, resultou na morte de um motociclista de 30 anos. A colisão frontal entre a motocicleta e um carro ocorreu na altura do KM-220, por volta das 9h, e mobilizou equipes do Samu e da Polícia Militar Rodoviária. De acordo com informações repassadas pelos ocupantes do carro à polícia, o grupo seguia viagem no sentido Janaúba, quando o motociclista teria invadido a contramão, ocasionando o impacto. Com a força da batida, o condutor da moto foi arremessado à margem da rodovia, sofrendo múltiplas fraturas. Ele morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. A vítima foi identificada como Josimar Jader Martins, natural de Capitão Enéas. Ele pilotava sozinho no momento do acidente. O carro envolvido no acidente transportava quatro pessoas. Apenas o motorista, de 41 anos, ficou ferido, com suspeita de fratura no braço. Ele foi atendido pela equipe do Samu e encaminhado ao Hospital Regional de Jan...

Barragem Bico da Pedra tem pouco mais de três metros de volume útil

Barragem Bico da Pedra (Foto: Pablo de Melo)

(Por Ambrósio Prates) A situação da Barragem do Bico da Pedra em Janaúba  volta  a preocupar  principalmente quem depende da água para utilização na irrigação do perímetro Gorutuba. Os dados fornecidos pelo  Distrito de  Irrigação do Perímetro Gorutuba indicam que   a cota atual da barragem é de 538,25 metros  em relação ao nível do mar. A cota do volume morto é de 535 metros.  Isso  quer dizer que  a água disponível para a irrigação chega a 3 metros e 25 centímetros do nível  total da represa.

Com um gasto   mensal que consome entre 60 e 70 centímetros  por mês  da pra prever que a água  atual só é suficiente para manter  o projeto  em atividade pelos próximos  quatro ou  cinco meses, caso não haja chuvas no período. As chuvas  que caíram no início de outubro até elevaram o nível da barragem que chegou a subir 10 centímetros.  Isso deixa a situação de alerta inalterada. A água para o consumo humano neste momento não corre nenhum risco.

Mesmo assim a comunidade é instada  a promover o uso consciente da água.  Com a seca que atinge a região há cinco anos o projeto de irrigação vem se reinventando buscando formas de equilibrar produção lucrativa com consumo eficiente de água. O maior ganho neste sentido seria a tubulação do  sistema.  O problema é que a  promessa é tão antiga quanto a protelação dos órgãos públicos, aqui leia-se União e Codevasf.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo