Matias Cardoso fortalece a agricultura familiar com entrega de sementes: gestão da prefeita Pretinha segue transformando o campo e garantindo um futuro melhor para todos

Imagem
A Prefeitura de Matias Cardoso, sob a liderança da prefeita Pretinha, segue firme no compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer as bases da economia local. Nesta sexta-feira, 07 de novembro, em uma importante ação voltada ao fortalecimento do setor agrícola, a administração municipal, em parceria com a EMATER e com o apoio dos vereadores do município, realizou a entrega de sementes para os agricultores matienses. A iniciativa faz parte de uma série de políticas públicas implementadas pela Administração Juntos Por Uma Nova Matias, que tem colocado o agricultor familiar no centro das ações de desenvolvimento econômico. O objetivo é unir esforços por um futuro melhor em Matias Cardoso, incentivando o crescimento da agricultura familiar, que é responsável por grande parte do abastecimento alimentar do município e pelo sustento de inúmeras famílias da zona rural. Durante o evento, a prefeita Pretinha destacou a importância da parceria entre a Prefeitura, a EMATER e o...

Chuvas que caíram em Janaúba recuperaram apenas 5 centímetros de água no Bico da Pedra

Barragem Bico da Pedra.
(Por Ivo Júnior) A população de Janaúba e Nova Porteirinha se animou com as chuvas que voltaram a cair nas duas cidades nesse início de ano. O motivo é que as chuvas deveriam recuperar o nível da barragem bico da pedra que abastece as duas cidades e se encontra no seu pior nível desde a sua construção no ano de 1978/1979. É possível ver as especulações sobre “quanto de água que o lago aumentou” em todos os lugares onde tiver aglomeração de pessoas. Porém as chuvas não influenciaram muito no nível de água da represa. Apenas 5 centímetros foi o total de água recuperada no espelho d’água da barragem Bico da Pedra.
Há muitos meses sem chuva o solo ainda está muito seco e absorve a maior parte da água que cai sobre ele. Juntando se a isso o calor que mesmo com a chegada da chuva não diminuiu colabora com alto índice de evaporação.
No dia 31 de dezembro a medição do nível de água realizada pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba marcava 537,00 metros; nível que se manteve nos dias 01, 02 e 03 de Janeiro e caiu para 536,95 nos dois dias seguintes, 04 e 05, porém, nesta quarta feira 06 de janeiro o nível voltou a marcar 537,00 novamente.
A quantidade de água recuperada é bem abaixo da expectativa da população que já especulava cerca de 30 centímetros. Vale ressaltar que é preciso chover mais na região de Francisco Sá e Riacho dos Machados para que a o Rio Gorutuba volte a correr e abasteça a barragem. Não adianta em nada a precipitação que acontece na região central da cidade ou até mesmo apenas na região que compreende o lago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga