Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Enquanto segurança pública era debatida na câmara de Janaúba, três pessoas eram baleadas em Nova Porteirinha

(Por Ivo Júnior) Enquanto lideranças políticas, empresários, setores de segurança jurídica e a sociedade civil participavam de uma audiência na Câmara Municipal de Janaúba para tratar da segurança pública, a poucos quilômetros de distância a realidade batia a porta mais uma vez. Dois homens em uma motocicleta naquele exato momento abriam fogo contra pessoas que se encontravam em uma lanchonete na cidade vizinha, Nova Porteirinha. A motivação do crime? Ninguém sabe dizer. As informações sobre os suspeitos; também não se tem conhecimento. Prisão dos autores? Mais uma vez sem êxito. Antes disso, nas redes sociais, explodiam informações de outros tiros próximos a Avenida Beira Rio, informação essa não confirmada pela polícia. Isso demonstra o grau de pressão e de instabilidade que a população das duas cidades está vivendo com o aumento da criminalidade e a falta de resolução dos problemas.
Voltando a Câmara de Janaúba, o que se pode ver foi uma série de cobranças de um lado, uma série de idéias e justificativas de outro. Os vereadores Felipe Franklin, Adauri Cordeiro e Armando Peninha autores do pedido da reunião cobraram providências. O vereador Isaildon Mendes foi mais taxativo até em perguntar a Juíza se ela não protegia demais os bandidos, chegando ao ponto de dizer que se ouve na rua que eles a chamam de “Mama”.
Por sua vez, a promotora Vanessa Diniz apontou três medidas essenciais para resolver o problema. Construção do Centro de Ressocialização, construção de um Presídio em boas condições e investimento na criança e no adolescente. A Juíza Solange Procópio, ao responder os vereadores citou que não poderia deixar de cumprir a lei. E que não poderia fazer um compromisso que não pudesse cumprir. Ainda disse que a saída é a construção de uma APAC. O prefeito em exercício, Rodrigo Rodrigues, afirmou que o terreno já existe, mas, que o governo do Estado não fez a parte dele. Resumindo, não se sabe o que será feito, como será feito e por quem será feito. Enquanto isso o povo que gosta de viver na propaganda política continuará refém do medo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG