Incêndio próximo ao aeroporto de Janaúba mobiliza bombeiros e acende alerta em plena estiagem

Imagem
Na tarde desta sexta-feira, 25 de julho, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de pastagem próxima ao aeroporto de Janaúba, no Norte de Minas Gerai s , exigindo uma rápida e coordenada ação do Corpo de Bombeiros Militar da cidade. O fogo consumiu cerca de três hectares de vegetação e se aproximava perigosamente da pista de pouso e decolagem, oferecendo riscos sérios à segurança das operações aéreas. Resposta rápida evitou consequências graves A guarnição do 7º Pelotão de Bombeiros foi imediatamente acionada e contou com o reforço de duas equipes da Prefeitura de Janaúba, que disponibilizaram caminhões-pipa para o combate às chamas. Foram utilizados abafadores, mangueiras e cerca de 5 mil litros de água para controlar o incêndio. Segundo os bombeiros, foram necessários aproximadamente 40 minutos de combate ininterrupto para debelar completamente o fogo e evitar que ele alcançasse a área operacional do aeroporto. “A rápida propagação das chamas, típica do período de estiagem...

Barragem do Bico da Pedra agoniza com a seca e com ação irresponsável dos frequentadores


(Por Ivo Júnior) Como se não bastasse à situação caótica que se encontra a barragem do Bico da Pedra devido ao baixo volume de água, decorrente da baixa precipitação pluviométrica dos últimos anos, ainda tem a situação causada por atos irresponsáveis de seus frequentadores, que estão deixando caminhões de lixo nas suas margens. Vale lembrar que o fato da seca também se pode colocar na conta de atos irresponsáveis dos humanos, com os desmatamentos irregulares das nascentes e ao longo dos cursos d’água que alimentam a represa.
Mas voltando a questão da poluição, com a seca da barragem chegando ao extremo outro problema veio à tona. A seca expôs a quantidade de lixo que está sendo depositado no lago. A reportagem da Rádio Onda Norte FM que constantemente visita o lago do Bico da Pedra, constatou recentemente diversos objetos descartados ao longo das margens, tais como muita garrafa pet, embalagens plásticas, restos de rede de pescas, muitos carretéis e linha de anzol, latas de conservas, latas de cervejas, muito pedaço de isopor e até garrafas térmicas.
O fato é que as pessoas vão e não trazem seu lixo de volta, preferem descartá-los na natureza, transformando nosso bem mais precioso que é a água em um depósito de lixo a céu aberto. Além de tornar o lugar desagradável aos olhos o lixo na maioria das vezes influencia no eco sistema, alterando e eliminando diversas espécies da fauna e da flora, conseqüentemente essa alteração irá influenciar na qualidade da água que tomamos. É preciso que os órgãos gestores façam um programa de coleta de lixo no lago, que os órgãos ambientais, façam a fiscalização, mas, o mais importante é que as pessoas que vão até a barragem se conscientizem dos atos irresponsáveis que estão fazendo contra a natureza e a própria espécie humana. Se você leva seu produto traga seu lixo de volta. A nossa sociedade precisa da água.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo