Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

VERDELÂNDIA E MAIS TRÊS MUNICÍPIOS PASSAM A INTEGRAR A LISTA DE CIDADES EM EMERGÊNCIA HÍDRICA

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu situação de emergência em mais quatro municípios de Minas Gerais por causa da seca e estiagem. Os mais novos integrantes são: Gameleiras, Rubelita, Verdelândia e Comercinho. A portaria foi publicada na segunda-feira (22/6) no Diário Oficial da União (DOU). No último dia 17, a Sedec já havia reconhecido situação de anormalidade nos municípios de Berizal, Miravânia e Pintópolis, o mesmo ocorrendo com Minas Novas, Mirabela e Juramento, no dia 12 de junho, e Capelinha, Divisa Alegre, Lagoa dos Patos, Salinas, Itinga e Janaúba, reconhecidos no mês de maio.
Neste ano, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já reconheceu situação de emergência em 70 municípios mineiros, 47 dos quais do Norte de Minas. Vale lembrar que, no final de dezembro, houve reconhecimento também da situação de anormalidade por causa da seca nos municípios de Montes Claros, Bonito de Minas, Riachinho e São João das Missões. Após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município poderá pedir ajuda para as ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para os trabalhos de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres naturais.
Para solicitar tais recursos, o município deve mandar um plano detalhado de resposta indicando qual é a necessidade para o repasse. É importante o município ter aderido ao cartão de pagamento de defesa civil, forma exclusiva de repasse de verbas, e que pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência. Em casos de eventos de grande intensidade e impacto, quando o desastre é público e notório, a Sedec pode reconhecer sumariamente a situação de emergência ou estado de calamidade pública antes que a solicitação pelo ente seja oficializada.


Fonte: Jornal de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG