Janaúba: comunicamos o falecimento do senhor Jesuíno Costa

Imagem
É com pesar que comunicamos o falecimento do senhor Jesuíno Costa. A família comunica que o velório está acontecendo no Memorial da Funerária PAX Carvalho. O sepultamento será nesta terça-feira, 20 de janeiro, às 10 horas da manhã, no Cemitério Campo da Paz, bairro São Lucas em Janaúba.

Estradas vicinais do Jaíba passarão por recuperação

Nos próximos dias, 500 km de estradas vicinais internas no perímetro de irrigação Jaíba, no Norte de Minas, começam a ser recuperados. As obras serão coordenadas pela Fundação Rural Mineira (Ruralminas) e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A expectativa é de que mais de 2.000 produtores tenham o escoamento de sua produção facilitado. A assinatura da ordem de serviço será feita nesta sexta.
O investimento é de R$ 5,8 milhões, e os recursos já estão garantidos. A recuperação das estradas vai melhorar a circulação entre propriedades rurais. No período chuvoso, a dificuldade de acesso às áreas de produção prejudica a safra.
Na opinião do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Zé Silva, a readequação poderá ajudar bastante a dinamizar a economia da região. “Assim como em boa parte do Brasil, as estradas vicinais são importantíssimas para o escoamento da produção rural”, avalia.
Um dos pontos-chave da recuperação será uma tecnologia que manterá as vias transitáveis por mais tempo. “Hoje, em todo o Brasil, a conservação das estradas vicinais é feita, muitas vezes, de forma errada, e isso traz uma erosão, causando uma série de problemas. A tecnologia e a engenharia do projeto estão com uma inovação. Vamos colocar um aditivo na terra, deixando o solo mais poroso. Haverá a formação de uma crosta, o que reduz a poeira em até 75%”, afirma o secretário Zé Silva.

AVALIAÇÃO. Helton Yamada, da Brasnica, empresa produtora de frutas na região, avalia positivamente a recuperação. No entanto, ele acha que mais estradas poderiam ser recuperadas, inclusive as que são asfaltadas. “Cerca de 500 km é pouco. E precisamos ainda de uma melhora na LMG–633, que liga Mocambinho a Jaíba. Há muitos buracos lá”, reclamou.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira