Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Estradas vicinais do Jaíba passarão por recuperação

Nos próximos dias, 500 km de estradas vicinais internas no perímetro de irrigação Jaíba, no Norte de Minas, começam a ser recuperados. As obras serão coordenadas pela Fundação Rural Mineira (Ruralminas) e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A expectativa é de que mais de 2.000 produtores tenham o escoamento de sua produção facilitado. A assinatura da ordem de serviço será feita nesta sexta.
O investimento é de R$ 5,8 milhões, e os recursos já estão garantidos. A recuperação das estradas vai melhorar a circulação entre propriedades rurais. No período chuvoso, a dificuldade de acesso às áreas de produção prejudica a safra.
Na opinião do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Zé Silva, a readequação poderá ajudar bastante a dinamizar a economia da região. “Assim como em boa parte do Brasil, as estradas vicinais são importantíssimas para o escoamento da produção rural”, avalia.
Um dos pontos-chave da recuperação será uma tecnologia que manterá as vias transitáveis por mais tempo. “Hoje, em todo o Brasil, a conservação das estradas vicinais é feita, muitas vezes, de forma errada, e isso traz uma erosão, causando uma série de problemas. A tecnologia e a engenharia do projeto estão com uma inovação. Vamos colocar um aditivo na terra, deixando o solo mais poroso. Haverá a formação de uma crosta, o que reduz a poeira em até 75%”, afirma o secretário Zé Silva.

AVALIAÇÃO. Helton Yamada, da Brasnica, empresa produtora de frutas na região, avalia positivamente a recuperação. No entanto, ele acha que mais estradas poderiam ser recuperadas, inclusive as que são asfaltadas. “Cerca de 500 km é pouco. E precisamos ainda de uma melhora na LMG–633, que liga Mocambinho a Jaíba. Há muitos buracos lá”, reclamou.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG