Varzelândia faz história com a tradicional Cavalgada do Garapão em Campo Redondo

Imagem
A Administração “Do Povo para o Povo”, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, escreveu um novo capítulo na história cultural de Varzelândia no último dia 23 de agosto. O distrito de Campo Redondo foi palco de uma das maiores edições da Cavalgada do Garapão, evento que reuniu um grande público em um dia repleto de tradição, música, emoção e celebração popular. Campo Redondo em evidência nacional A Cavalgada deste ano não apenas fortaleceu a identidade cultural da região, como também ganhou destaque nacional. O evento contou com a presença da InterTV e do programa Rota InterTV Rio de Janeiro, que registraram e transmitiram para todo o Brasil a grandiosidade e a força dessa tradição varzelandense. Cultura e emoção no palco Um dos momentos mais marcantes da festa foi a apresentação da Orquestra Norte-Mineira de Viola Caipira, que se apresentou pela primeira vez em Campo Redondo. O espetáculo emocionou o público ao resgatar raízes da música caipira, unindo gerações em torno da cultura e da m...

Montes Claros registra o quinto tremor de terra do ano

Os montes-clarenses foram surpreendidos com um pequeno tremor de terra, registrado no sábado (20), às 15h58min, e sentido pelos moradores dos bairros Panorama e Vila Atlântica, onde passa a Serra do Mel, conhecida como Serra do Ibituruna. O abalo sísmico sequer foi notado pela Defesa Civil de Montes Claros, que tomou conhecimento apenas pelos depoimentos. O coordenador municipal Mattson Malveira explicou que nenhum registro foi realizado deste tremor.
O novo tremor é o quinto deste ano em Montes Claros e o 193º oficialmente desde quando foram instalados os nove sismógrafos pelas Universidades de Brasilia e São Paulo. Nesta semana, a equipe do Observatório Sismológico de Brasilia deverá estar em Montes Claros para instalar a Estação Sismográfica de Montes Claros, vinculada a Universidade Estadual de Montes Claros, com os equipamentos comprados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil  Desde o final de dezembro que os dois sismógrafos estão no almoxarifado da Unimontes.
Na última quinta-feira (18) os montes-clarenses foram surpreendidos com o tremor de terra de 3,7 graus na Escala Ritcher, registrado ontem às 7h11min e que levou muitas pessoas para as ruas. O curioso é que no dia 11 de março uma equipe da Universidade de Brasília tinha antecipado que um tremor de alto índice poderia ocorrer na cidade, pois é comum no prazo de um ano ocorrer repique de um abalo forte. No dia 19 de maio de 2012 ocorreu o maior tremor de 4,2 graus.
O ambientalista José Ponciano Neto tem uma tese: na terça-feira passada ele antecipou que ocorreria um tremor de terra em Montes Claros, pois como ocorreu chuvas fortes, a pressão das águas no subsolo promoveria deslocamento da placa tectônica, que tinha se baixado por causa da seca. Na sua concepção, os tremores que tem ocorrido são a acomodação do solo, por causa da água. Os sismólogos identificaram uma falha geográfica de três quilômetros em Montes Claros, na Serra do Mel.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira