Montes Claros registra o quinto tremor de terra do ano

Os montes-clarenses foram surpreendidos com um pequeno tremor de terra, registrado no sábado (20), às 15h58min, e sentido pelos moradores dos bairros Panorama e Vila Atlântica, onde passa a Serra do Mel, conhecida como Serra do Ibituruna. O abalo sísmico sequer foi notado pela Defesa Civil de Montes Claros, que tomou conhecimento apenas pelos depoimentos. O coordenador municipal Mattson Malveira explicou que nenhum registro foi realizado deste tremor.
O novo tremor é o quinto deste ano em Montes Claros e o 193º oficialmente desde quando foram instalados os nove sismógrafos pelas Universidades de Brasilia e São Paulo. Nesta semana, a equipe do Observatório Sismológico de Brasilia deverá estar em Montes Claros para instalar a Estação Sismográfica de Montes Claros, vinculada a Universidade Estadual de Montes Claros, com os equipamentos comprados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil  Desde o final de dezembro que os dois sismógrafos estão no almoxarifado da Unimontes.
Na última quinta-feira (18) os montes-clarenses foram surpreendidos com o tremor de terra de 3,7 graus na Escala Ritcher, registrado ontem às 7h11min e que levou muitas pessoas para as ruas. O curioso é que no dia 11 de março uma equipe da Universidade de Brasília tinha antecipado que um tremor de alto índice poderia ocorrer na cidade, pois é comum no prazo de um ano ocorrer repique de um abalo forte. No dia 19 de maio de 2012 ocorreu o maior tremor de 4,2 graus.
O ambientalista José Ponciano Neto tem uma tese: na terça-feira passada ele antecipou que ocorreria um tremor de terra em Montes Claros, pois como ocorreu chuvas fortes, a pressão das águas no subsolo promoveria deslocamento da placa tectônica, que tinha se baixado por causa da seca. Na sua concepção, os tremores que tem ocorrido são a acomodação do solo, por causa da água. Os sismólogos identificaram uma falha geográfica de três quilômetros em Montes Claros, na Serra do Mel.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos