Em Jaíba, moradores querem construir centro para menores

Cansados da violência que tem mudado a rotina da cidade de Jaíba, no Norte de Minas, os moradores do município resolveram se organizar para construir um centro de tratamento para adolescentes envolvidos com drogas. Nos últimos dois meses, os índices de criminalidade na cidade estão sendo até cinco vezes maiores do que os de Belo Horizonte.
O projeto é encabeçado pela Congregação Irmãs Servas da Visitação, com o apoio da Polícia Militar (PM), e tenta suprir a falta de apoio para combater o crime – a cidade de 33 mil habitantes conta com 25 policiais, duas motos e apenas uma viatura. Além disso, nos últimos dois meses, Jaíba registrou média de 2,08 assassinatos para cada 10 mil habitantes. No mesmo período, Belo Horizonte, que possui 2,4 milhões de habitantes, teve média bem inferior: 0,45 morte para cada 10 mil moradores.
“Queremos acabar com a violência. Só tratando jovens que se envolveram ou podem se envolver com as drogas, é que vamos conseguir isso. Temos propostas de algumas empresas interessadas em ceder terrenos para construirmos o centro, vamos elaborar o projeto para concretizar isso”, disse a irmã Sueli Gomes Nunes. Inicialmente, a ideia é que o centro de recuperação para menores possa atender a cem adolescentes e oferecer abrigo e atividades culturais.
Procurada pela reportagem, a Subsecretaria de Polícia Antidrogas não se manifestou sobre a possibilidade de implementação de centros de recuperação para menores na cidade.
Manifestação. Cerca de 1.300 moradores fizeram uma passeata em Jaíba, ontem, para protestar contra a violência. Eles caminharam cerca de 4 km, da igreja matriz até o Cemitério Recanto da Paz, para lembrar jovens mortos após se envolverem com o tráfico. Além disso, os manifestantes organizaram um abaixo-assinado, que deverá ser encaminhado ao Ministério Público na semana que vem pedindo apoio ao órgão estadual.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos