Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Volume de chuva é insuficiente para recuperar barragens no norte de MG

O volume de chuva que caiu no norte de Minas Gerais ainda não foi suficiente para garantir a recuperação das barragens e o desenvolvimento das lavouras da região, que ficaram comprometidos depois de sofrerem vários meses de estiagem.
No semiárido mineiro, o sol nasce e anuncia mais um dia de muito calor. O cenário tornou-se rotina pela região, o que tem dificultado a vida dos agricultores. Em janeiro, choveu 150 milímetros. Mas depois de meses de pouquíssimas chuvas, a quantidade ainda não foi suficiente para recuperar lavouras e encher açudes.
Quase três mil produtores dos municípios de Mamonas e Espinosa foram inscritos no Programa Garantia Safra. Parte dos recursos recebidos foi aplicada na compra de sementes. Mas a pouca chuva, principalmente no mês de dezembro, que teve média de 55 milímetros, comprometeu o desenvolvimento das lavouras. Em 90% das plantações desses municípios é possível ver que o capim não brotou e o sorgo e milho foram atacados por pragas. Apenas a palma resiste à estiagem.
A falta de chuva também compromete o nível dos reservatórios da região. A barragem do Estreito, em Espinosa, está com 25% da capacidade. “Nós temos praticamente nossos maiores afluentes da barragem do Estreito comprometidos, ou seja, eles estão praticamente secos”, diz Alberto Muniz, secretario de Agricultura de Espinosa.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo