Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Chuva destelha casas e deixa moradores sem energia no norte de Minas


Montes Claros, também no norte de Minas, é uma das cidades com mais desalojados
A chuva forte complicou a situação de mais uma cidade mineira. Casas foram destelhadas em vários bairros de Bocaiúva, no norte do Estado, depois de um temporal acompanhado de muitos raios e ventos fortes na segunda-feira (4).
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) informou ainda que muitas regiões permanecem sem energia elétrica e várias árvores caíram durante a tempestade.
Ainda não há registro de desalojados ou desabrigados na cidade. Agentes da Comdec fazem contabilização dos danos e prejuízos.

Leia mais notícias de Carnaval
Também na segunda-feira (4), mais uma cidade do sul de Minas decretou estado de emergência, e o número de municípios na mesma situação sobe para 18 no Estado. Poço Fundo entrou na lista depois de ser atingida por chuvas intensas no dia 20 de janeiro. Outros 37 municípios foram afetados pelas tempestades e comunicaram eventos adversos à Defesa Civil
As constantes chuvas que atingem Minas Gerais já deixaram 5.839 desalojados. A Prefeitura de Bambuí, no centro-oeste do Estado, informou o registro de 4.500 pessoas retiradas de suas casas.
Cerca de outras 1.000 estão desalojadas em Montes Claros, no norte de Minas, em situação de emergência depois de ser atingida por forte temporais. Ainda segundo a Cedec,  189 mineiros estão desabrigados, 22 morreram e nove se feriram. As águas danificaram 420 casas e destruíram 10, além de causar danos em 244 construções e destruir outras 38.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira