Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Região do Jaíba (MG) torna-se referência em fruticultura


A Região do Jaíba passa a ser também uma marca de alimentos,
cujo lançamento oficial será no dia 23 de janeiro.
A região do Jaíba é um imenso território no Norte de Minas Gerais, com 10,8 mil km² e que engloba sete municípios: Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Matias Cardoso, Nova Porteirinha, Porteirinha e Verdelândia. O local é uma das maiores fronteiras agrícolas do País, onde são produzidas, anualmente, toneladas de frutas de alta qualidade, especialmente manga, mamão, banana e limão. Agora, a Região do Jaíba passa a ser também uma marca de alimentos, cujo lançamento oficial será no dia 23 de janeiro.
Resultado de projeto encabeçado pelo Sebrae em Minas Gerais, a marca Região do Jaíba visa consolidar a localidade como referência mundial em fruticultura. “Vamos transformá-la efetivamente em um polo de negócios com nível de excelência e potencial superior de produção, comercialização e exportação de frutas”, assinala a gerente de Agronegócio do Sebrae no estado, Priscilla Lins. “Nossos estudos mostram que a sociedade e até o varejo desconhecem o verdadeiro potencial das frutas e da fruticultura”, completa o analista da instituição Cláudio Wagner de Castro.
Os estudos para a criação da marca Região do Jaíba tiveram, como ponto de partida, o modo como produtores, governos, mercados e consumidores se relacionam com as frutas. Por meio de consultorias especializadas foi possível determinar a combinação perfeita entre temperatura, luz, baixa umidade e outros fatores que possibilitaram a produção de frutas ricas em vitaminas, mais saborosas e de forte apelo comercial. Por atuarem em áreas irrigadas, os produtores têm a possibilidade de controlar e ajustar a produção para suprir mercados dentro e fora do país.
O lançamento da marca Região do Jaíba terá a presença de produtores, pesquisadores, gestores públicos e representantes das entidades parceiras. “Uma nova referência em fruticultura está nascendo. Nosso papel, por meio desse projeto, é informar e divulgar os processos, o impacto nos negócios e os seus benefícios para a sociedade”, reforça o analista Cláudio.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG