Nova Porteirinha inicia programa de Coleta Seletiva com seminário “Transformando Resíduos em Recursos”

Imagem
Em um marco histórico para a sustentabilidade no Norte de Minas Gerais, a Prefeitura de Nova Porteirinha, sob a gestão da prefeita Elbe Brandão, em parceria com o Instituto Referência em Resíduos, convida toda a população para o lançamento oficial do Programa de Coleta Seletiva no município. O evento, intitulado Seminário Transformando Resíduos em Recursos, será realizado nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 10h, no Auditório Jaques Delors, localizado no Bloco II da sede da Prefeitura. Com o lema “Somos Raiz, Somos Futuro, Somos Sustentabilidade”, a iniciativa busca posicionar Nova Porteirinha como referência em gestão ambiental na região. Um Novo Passo para a Sustentabilidade Nova Porteirinha, com uma população estimada em 6.706 habitantes e uma área de 120,94 km², enfrenta desafios comuns a pequenos municípios do interior, como a gestão inadequada de resíduos sólidos. Segundo dados do Instituto Água e Saneamento, o município gera aproximadamente 8,5 toneladas de resíduos por dia, o ...

Prefeito de Janaúba pretende atrair investimentos para a região

Yuji Yamada
(G1) O prefeito eleito de Janaúba, Yuji Yamada (PRP), 65 anos, nunca havia se candidatado a nenhum cargo público. Considerado o maior produtor de banana do Brasil, ele pretende levar para a administração pública a forma de administrar que deu certo em suas empresas. Yuji foi eleito com 14.605 votos o que representa 39,46%, dos votos válidos.
Yuji falou ao G1, sobre suas principais metas de governo.

G1 - Quais são as três maiores prioridades de sua administração?
Yamada - Nossa prioridade será solucionar o problema da saúde; garantir maior segurança para a população de Janaúba, haja vista que o município encontra-se entre os piores índices neste seguimento em Minas Gerais e promover a geração de emprego e renda, pois, consequentemente, ajudará a solucionar as outras prioridades citadas.

G1 - Um dos grandes problemas dos municípios é a dificuldade de atendimento a saúde. Como o senhor pretende solucionar este problema?
Yamada - Para solucionar o problema de atendimento a saúde se faz necessário uma boa atividade gerencial dos recursos públicos e uma eficaz atividade política do atual gestor com os demais municípios do entorno de Janaúba.  Nossa cidade é polo regional, de modo que o município tem realizado atendimento à saúde para todos os municípios do entorno sem qualquer contrapartida dos mesmos. Na atualidade os hospitais de Janaúba têm atendidos pacientes de mais 16 municípios que compreendem a Serra Geral. Os recursos municipais são limitados para tamanha demanda, razão pela qual será primordial a atuação política do gestor junto aos demais municípios e o Governo do Estado.

G1 - Como o senhor pretende realizar obras diante da queda do Fundo de Participação do Municípios?
Yamada - Muito embora tenha ocorrido a queda no fundo de participação dos municípios, ainda assim a realização de obras não fica comprometida, uma vez que junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, bem como no Governo Federal há recursos disponíveis para tal, condicionado, todavia, a projetos tecnicamente bem elaborados. Afinal, o problema de recurso que os municípios têm sofrido nos últimos anos se deve, principalmente, a ausência de bons projetos técnicos.

G1 - Como o senhor acredita que será seu relacionamento com a Câmara dos Vereadores?
Yamada - Acredito que o será excelente, pois se trata de poder composto por pessoas sérias que estão na busca de objetivo comum que é o desenvolvimento de Janaúba. O relacionamento a ser estabelecido com a Câmara de vereadores deve ser desprendido do jogo partidário que apenas compromete o desenvolvimento da cidade e os interesses da população.

G1 - Quais medidas o senhor tomará para atrair a geração de emprego e renda no município?
Yamada - A geração de emprego e renda é uma das prioridades da administração. Vamos realizar um trabalho de busca de capital e empresas que tenham o interesse de investimento na região, criando as oportunidades e os incentivos necessários para que isso ocorra. No entanto, o trabalho de geração de emprego e renda somente será totalmente eficaz se houver juntamente com a política de atração de novas empresas e indústrias para o município. É necessário uma política de incentivo e desenvolvimento do comercio local, criando oportunidades e estabelecendo projetos a fim de atingir as empresas de pequeno e médio porte já atuantes no município. Por fim, para atingir essas metas é de suma importância que o município também promova a qualificação técnica da população, realizando políticas de atração de cursos profissionalizantes para a região de modo a preparar tecnicamente a população local para o mercado de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro