Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Criança morre com suspeita de meningite em Janaúba

Hospital Regional de Janaúba
O estudante Gerlei Pereira da Silva, de 12 anos, morreu com suspeita de meningite, na manhã de ontem, no Hospital Regional de Janaúba. A família do garoto tentou, por mais de 17 horas, transferi-lo para um hospital com mais estrutura em Montes Claros, mas sem sucesso.  O pai, o lavrador Jerônimo Pereira da Silva, acionou a Polícia Militar. A direção do Hospital Regional de Janaúba confirmou que o adolescente entrou na central de regulação, mas a transferência não foi autorizada.
 O enterro será hoje. Segundo o lavrador, na quarta-feira de manhã, Gerlei reclamou de dores no pescoço e teve vômito. O menino foi levado ao hospital, onde, no protocolo Manchester, foi classificado com a cor amarela, que não exige atendimento imediato e urgente. Por volta das 12h, o garoto desmaiou e foi levado para a sala de emergência. Gerlei foi entubado e passou a receber tratamento. A família tentou providenciar vagas em outros hospitais, pois o caso exigia atendimento com neurologista e pediatra. Às 20h, o adolescente morreu.
 O médico Sérgio da Silva Fernandes, que até o dia 31 de dezembro era diretor-clínico do Hospital Regional de Janaúba, reconheceu que a criança demorou a ser atendida. Ele justificou que havia apenas um médico clínico-geral para atender todos os pacientes do hospital. A Superintendência Regional de Saúde, em Montes Claros, informou que o hospital de Janaúba tem estrutura para atender casos de meningite.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG