Varzelândia faz história com a tradicional Cavalgada do Garapão em Campo Redondo

Imagem
A Administração “Do Povo para o Povo”, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, escreveu um novo capítulo na história cultural de Varzelândia no último dia 23 de agosto. O distrito de Campo Redondo foi palco de uma das maiores edições da Cavalgada do Garapão, evento que reuniu um grande público em um dia repleto de tradição, música, emoção e celebração popular. Campo Redondo em evidência nacional A Cavalgada deste ano não apenas fortaleceu a identidade cultural da região, como também ganhou destaque nacional. O evento contou com a presença da InterTV e do programa Rota InterTV Rio de Janeiro, que registraram e transmitiram para todo o Brasil a grandiosidade e a força dessa tradição varzelandense. Cultura e emoção no palco Um dos momentos mais marcantes da festa foi a apresentação da Orquestra Norte-Mineira de Viola Caipira, que se apresentou pela primeira vez em Campo Redondo. O espetáculo emocionou o público ao resgatar raízes da música caipira, unindo gerações em torno da cultura e da m...

SECA ASSOMBRA REGIÃO NORTE-MINEIRA

RIO PARDO DE MINAS (Alex Sandro) – O caos pela falta de água é eminente na microrregião Alto Rio Pardo. A barragem de Machado Mineiro, usada pela Cemig para geração de energia, está com apenas 10 por cento de sua capacidade normal, algo jamais visto desde que entrou em operação, em 1.992.
“Trabalho aqui há 23 anos e nunca tinha visto isso antes”, disse Denervaldo Moreira, Operador da Usina.
Conforme a Cemig, o volume útil do reservatório é de 142,80 milhões de metros cúbicos, mas, devido ao longo período de estiagem, o nível de água da barragem abaixou 8,44 metros e no momento se encontra com apenas 10% do volume normal.
Antes do período chuvoso o normal seria de, no mínimo, 40 por cento da capacidade de armazenamento.
A barragem de Machado Mineiro, com 300 metros de comprimento, é a maior no perímetro mineiro do Rio Pardo. Mas com a seca, a sua geração de energia – com potência instalada de 1,72MW –, se encontra com 30% de capacidade.
“Uma das máquinas já foi parada e a outra está girando apenas para manter a perenização do rio”, informa Denervaldo Moreira.

TAIOBEIRAS

A gerência da Copasa de Taiobeiras informa que o abastecimento de água será racionado na cidade. O fornecimento normal foi encerrado na semana passada, pois a água da estação de tratamento simplesmente acabou.
Como paliativo, a Copasa quer bombear água de poços existentes no Rio Pardo, mas a empresa está enfrentando resistência dos órgãos ambientais, especialmente do MAB.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. Falta Politicos. Falta Homens de peso em Espinosa.
    Espinosa nao tem nada, sequer um bezerro ou uma vaca de leite para gerar mais renda familiar.
    Aseca assombra tudo e todos, mas. falta obrigação Politicia, falta visão, falta gente seria no poder politico.
    Uma área de terras proxima a Espinosa de 150 Hec atares foi comprada por mim por R$20 Mil e depois de 6 meses paga, coloquei a venda pelo mesmo valor e ninguem apareceu para comprar..
    E hoje o palmo de terra mais barato do brasil, culpa de politicos que nada fazem paa ess gente sofrida.
    Acorda Espinosa, reuna, faça pressão e entao terao exito.
    Boa sorte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira