Irrigação e agronegócio deixam sem água famílias que mais precisam

Leito do Rio em Jacaré Grande
Leito do rio no assentamento União
Como se já não bastasse o grande período de estiagem que assola a região, o uso indiscriminado da água do rio Gorutuba estaria deixando centenas de famílias sem água, principalmente pelo aumento significativo e abusivo do plantio de bananais. Percorrendo o rio se tem a noção da gravidade.
Irrigação, barragens, bombas d’água são algumas das formas de uso indiscriminado que estão comprometendo a saúde do rio. A contradição se dá pela presença da Barragem do Bico da Pedra que foi construída com um dos objetivos principais para perenizar o rio, mas numa época como essa de grande necessidade, esse investimento público tem servido para beneficiar empresários que desfrutam com abundancia do bem natural.
Um único empresário chega a ter seis bombas puxando água do rio para molhar os mais de 100 hectares de banana. Localizado às margens do rio Gorutuba, no município de Porteirinha, as famílias do assentamento União só encontram água para beber graças a carros pipas do município de Pai Pedro, pois o município de  Porteirinha não disponibiliza.
As lideranças do assentamento já recorreram a diversos órgãos como Ministério Público, CODEMA e Prefeitura, mas não conseguiram resolver a situação.
Essa contradição já está causando revolta também nas redes sociais. Diversas fotos do rio em situação de calamidade estão sendo postadas pelos internautas para denunciar o descaso com o meio ambiente e com as famílias agricultoras que mais precisam.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal de Porteirinha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe