Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Projeto Transformar beneficia jovens rurais em Itacarambi, no Norte de Minas

Jovens visitam o parque Peruaçu, que será aberto ao público em 2014

Após concluírem curso do Projeto Transformar, 14 jovens rurais da comunidade rural de Várzea Grande e dois de Caraíbas, no município de Itacarambi, Norte de Minas, se preparam para serem capacitados em pomar doméstico. Desta vez, com recursos do Minas Sem Fome (MSF), que prevê a distribuição de mudas frutíferas para o plantio em quintais.
A informação vem do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), por meio do extensionista agropecuário Mauro Cézar Asseruy. Segundo ele, os próprios jovens optaram pela fruticultura e a equipe técnica aproveitou para dar continuidade à preparação.
De acordo o extensionista da Emater-MG, os jovens passaram por capacitação, numa agenda que incluiu palestras técnicas, exposição do programa e confecção de diagnóstico da realidade deles, no contexto das comunidades onde vivem. A comunidade de Várzea Grande é tradicional na produção de farinha de mandioca, cachaça e rapadura.
Ao lado de outros jovens rurais dos municípios de Pedras de Maria da Cruz e São João das Missões, a turma de Itacarambi teve aulas práticas com professores da Escola Agrotécnica de Januária. As aulas abordaram temas da agricultura orgânica, integração lavoura, pecuária e floresta, bovinocultura, suinocultura, avicultura de corte e de postura.

Turismo rural
Um dos destaques da capacitação dos aconteceu durante o encerramento do curso do Transformar, com uma visita técnica ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, na divisa dos municípios de Januária e Itacarambi. Na ocasião, os jovens agricultores tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho da Emater-MG em favor da exploração sustentável dos recursos naturais. Também pela primeira vez puderam conhecer de perto os sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres e as cavernas formadas pelas águas do Rio Peruaçu.
Muitos destes jovens, segundo o extensionista Mauro Cézar, testemunharam na última década o impacto nocivo de práticas desordenadas da agricultura e pecuária no Rio Peruaçu, que teve diminuído o volume de água, secando em alguns trechos, em decorrência do desmatamento da mata ciliar e topo de morro. “A Emater-MG, por meio do Programa de Revitalização de Sub-bacias do Rio São Francisco, realizou no período de 2010 e 2011, a construção de terraços, bacias de captação de água de enxurradas, cercamento da mata ciliar e topo de morro, além de proteção das nascentes”, relembra.
Ainda conforme o técnico local da Emater-MG de Itacarambi, com a visita ao parque, os jovens do Transformar puderam vislumbrar um futuro promissor, tendo em vista a implantação de um turismo ecológico rural, quando a área for aberta à visitação pública, a partir de 2014, “propiciando oportunidades alternativas de renda para a juventude local, seja como guias, hospedagens para os turistas ou programação de passeios para mostrar a produção da agroindústria da região”.

Transformar
O Projeto Transformar foi implantado em 2006 e tem beneficiado muitos jovens do meio rural mineiro, filhos de agricultores. Até este mês de outubro, o projeto capacitou 875 pessoas, em um total de 25 cursos, nas 32 regionais da Emater-MG. Para este ano, a meta é fechar com a capacitação de 900 jovens rurais, segundo a gestora estadual do projeto, Maria Helena Silva. Ela explica que ao final da capacitação, o jovem está apto a construir um projeto, de acordo as próprias habilidades e a realidade em que vive, podendo se candidatar à linha de crédito Pronaf Jovem para montar o próprio negócio.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga