Comando regional divulga balanço do domingo sobre as eleições de 2012

A Polícia Militar prestou mais um trabalho de qualidade em favor do bom andamento do pleito eleitoral de 2012, quando cerca de um milhão e setecentas mil pessoas, contaram com a segurança que foi prestada pela instituição, resultado numa votação tranquila para cerca de oitocentos mil eleitores. 
Durante todo o pleito, e mesmo depois do término da votação em plantões, foram empenhados 2.450 policiais nos 77 municípios que compõem a 11ª RPM, sendo 1.450 somente nesta sede, com o apoio no total de 160 viaturas e uma aeronave. 
Seguem abaixo, as principais ocorrências registradas em Montes Claros e na área da 11ª RPM, até o momento, alusivas ao pleito eleitoral: 

Em Montes Claros, no bairro São Geraldo II, uma mulher foi presa após ter sido flagrada praticando “boca de urna” e usando camiseta, em conjunto com outras pessoas. Como não retirou a camiseta, mesmo estando com outra por baixo, foi presa por desobediência. No bairro Maracanã, duas mulheres flagradas com a prática de “boca de urna”, irmãs de um candidato a vereador, foram presas e todo o material foi apreendido. No bairro Cristo Rei, policiais militares prenderam um homem por distribuir material de campanha eleitoral, inclusive portando no interior do bolso de sua calça, uma grande quantidade de “santinhos”, sendo todos apreendidos, ratificando sua prisão. 

Em Mato Verde, a Polícia Militar foi cientificada sobre publicação da cassação do registro da candidata e atual prefeita Sr.ª Beatriz Fagundes Alves, PT, pela Justiça Eleitoral de Monte Azul, juíza MM. Juliana Mendes Pedrosa, ficando aquela inelegível por 08 anos. A Polícia Militar acompanha toda a situação e cumpre o seu papel de manutenção da ordem pública na cidade. 

Em Porteirinha, foi atendida uma ocorrência posterior de dano que, segundo o solicitante, o seu veículo teria sido danificado por pessoas desconhecidas de coligação política local. 

Em São João da Ponte, a Polícia Militar, atendendo a denúncias da comunidade, prendeu um candidato a vereador (Lucílio Weliks de Souza), o qual estaria realizando a entrega de recortes contendo sua numeração de candidato a vereador a pessoas que passavam nas imediações de uma escola local. Durante busca pessoal, foi encontrado mais material de propaganda eleitoral, o qual foi apreendido. 

Ainda em São João da Ponte, a Polícia Militar, atendendo a solicitação da Delegada de Polícia Civil local, prendeu ANDRE LUIZ FERNANDES SANTOS, o qual estaria fazendo propaganda eleitoral (boca de urna) em uma escola local, sendo encontrado portando material de propaganda de um candidato da cidade (12 adesivos autocolante). 

Também em São João da Ponte a Polícia Militar registrou uma ocorrência pretérita em que o candidato a prefeito Geraldo Paulo da Costa relatou que quando deslocava pela zona rural, ao parar para abrir uma cancela, o ocupante de seu veículo conhecido por “Vicentão” foi agredido por pessoas que surgiram do local e ainda teriam efetuado disparos atingindo somente o veículo. Os fatos narrados foram registrados para as demais providências. 

Em Itacarambi, nove pessoas foram presas pela Polícia Militar após a comprovação da comercialização de bebida alcoólica na cidade. As prisões e apreensões das bebidas ocorreram após denúncia da própria comunidade que acionou a Corporação naquela cidade. 

Em Capitão Enéas, policiais militares acionados pelo Promotor de Justiça da Comarca de Francisco Sá prendeu César Emílio Lopes Oliveira, candidato a prefeito na cidade (PT), e Petronílio Santos Lima. As prisões ocorreram devido ao veículo do candidato que, plotado com o respectivo adesivo, estaria extrapolando o tempo necessário de permanência no local de votação, o qual se considerou configurar “boca de urna”. 

Em Guaraciama, a Polícia Militar foi acionada e informada de que em uma residência estaria ocorrendo o repasse de dinheiro referente a compra de votos. No local ninguém foi encontrado, sendo localizadas duas testemunhas que confirmaram que o fato estaria ocorrendo, sendo o mesmo registrado para as demais providências. A residência pertence ao candidato a vereador conhecido como “Vilsinho”. 

Em Cristália, policiais militares prenderam três homens por porte ilegal de arma de fogo durante o período eleitoral. A Polícia Militar atendeu denúncias da própria comunidade que acionou a Corporação para que providências fossem tomadas, sendo os autores localizados e presos em flagrante. 

Em Janaúba, dois veículos foram interceptados por policiais militares que notaram a manifestação de pessoas em conjunto, sobre as carrocerias dos mesmos, com caixas de som ligadas, bandeiras e pessoas manifestando. Ainda em Janaúba, foram abordadas algumas autoras distribuindo santinhos, entre elas uma candidata a vereadora. Todo o material foi recolhido. 

Em Cônego Marinho a Polícia Militar prendeu uma pessoa por transporte ilegal de eleitores. 

Em Lontra, uma pessoa foi detida em de posse de 330 (trezentos e trinta) adesivos de propaganda eleitoral de um candidato a prefeito, que estavam sendo distribuídos a diversos eleitores que se encontravam aglomerados próximo a uma das seções eleitorais. 

Em Rio Pardo de Minas, houve o flagrante de venda ilegal de bebidas, foi feita a prisão do autor, e o recolhimento do material do flagrante. 

Em Jaíba, a Polícia Militar, acionada por populares, prendeu o candidato a vereador Lindiomar Xavier dos Santos que estaria fazendo propaganda “boca de urna” por meio da entrega de “santinhos” a eleitores que transitavam próximo a uma seção eleitoral. Com o candidato, a Polícia Militar encontrou 42 (quarenta e dois) “santinhos” que foram apreendidos. 

Ainda em Jaíba, três pessoas foram presas, e dois menores apreendidos, todos autuados em flagrante, pela prática de boca de urna, além do porte e distribuição de material de campanha eleitoral. 

Também em Jaíba a Polícia Militar prendeu Enock Vinícius Campos de Lima, candidato a vice prefeito, por, em companhia de um seu irmão que havia renunciado ao mesmo cargo, haver comparecido a uma escola onde teria cumprimentado eleitores, pedindo apoio, sendo advertidos pela Promotora de Justiça da Comarca de Manga que estava no local, não sendo obedecida. Acionada, a Polícia Militar localizou os dois autores que foram presos em flagrante.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe