Bombeiros atendem 2,3 ocorrências de queimadas por hora

O tempo seco dos últimos dias deixa Belo Horizonte em estado de alerta para o risco de doenças respiratórias e queimadas. Na tarde desta sexta-feira (31), a umidade relativa do ar atingiu 19%, enquanto o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.
O meteorologista Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia da Puc/Minas – TempoClima, explica que os belo-horizontinos ficam sujeitos a níveis preocupantes de baixa umidade nos próximos dias.
— Na quinta (30), a umidade relativa do atingiu 13%, sendo que a OMS considera estado de emergência níveis abaixo de 12%. Pelos próximos cinco dias, a tendência é que este índice se mantenha em torno de 20%, com tempo aberto, pouca nebulosidade e sem chuvas.

Queimadas
Com o tempo seco do fim do inverno, os bombeiros também ficam em estado de alerta. Segundo parcial da corporação, foram atendidas 37 ocorrências de incêndios em vegetação entre 0h01 e 16h desta sexta-feira (31), o que representam 2,3 chamados por hora. Todos os chamados se referem a princípios de incêndios em lotes vagos e pequenas áreas.
No interior do Estado, a situação é ainda mais crítica. Quatro unidades de conservação foram atingidas e em dois o fogo ainda não foi contido. É o caso da área de preservação Pandeiros, em Bonito de Minas. O fogo destrói a vegetação desde terça (28), e foram destacados um avião, um helicóptero, cinco bombeiros e nove brigadistas para a ação. A área queimada ainda não foi mensurada. No Parque Estadual Rio Doce em Bom Jesus do Galho, o fogo começou na quinta (30).
A área de vegetação destruída ainda não foi mensurada no Parque Estadual Nova Serrana, em Porteirinha, e na Serra do Ouro Branco, em Ouro Branco. O fogo durou dois dias nestas localidades e foi contido nesta sexta.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe