Prefeitura transfere dinheiro de empréstimos de servidor para BMG após denuncia de blogueiro
Januária: atrasos nos repasses do consignado de servidor foi resolvido, diz prefeito |
Do site de Luís Cláudio Guedes (http://www.luisclaudioguedes.com.br)
A prefeitura de Januária transferiu na semana passada os valores em atraso dos contratos de crédito consignado de servidores municipais firmados com o banco BMG. Segundo o prefeito Maurílio Arruda (PTC), a dívida não chegava a R$ 70 mil. O atraso nas transferências dos valores glosados na folha de pagamento teria resultado na negativação dos nomes de servidores em entidades de proteção ao crédito.
O prefeito diz que sua administração reduziu o período de atraso com a instituição bancária para finalização dos repasses de valores consignados em folha de quatro meses em governos anteriores para os atuais dois meses.
A denúncia de que dezenas de servidores públicos municipais de Januária tiveram seus nomes incluídos no cadastro de inadimplentes do Serasa Experian foi feita pelo jornalista Fábio Oliva em blog que mantém na internet e deixou o prefeito Arruda bastante irritado.
Oliva pautou vários veículos da região com a notícia de que o servidor januarense é vítima do caos que tomou conta das finanças do município, que estaria ‘atolado em dívidas e com vários títulos protestados’. O blogueiro acusou a administração do prefeito Arruda de não repassar ao BMG, desde o último mês de julho, os valores descontados nas folhas de pagamento dos servidores para pagamento de prestações dos empréstimos consignados que eles contrataram com a instituição financeira.
Segundo o Blog de Oliva, o atraso com o BMG pode elevar ainda mais a dívida do município, porque os servidores ameaçam ingressar com ações de indenização contra a Prefeitura de Januária para reparação dos danos morais que estão sofrendo por terem seus nomes incluídos no cadastro de inadimplentes do Serasa.
Arruda diz que as dívidas não são do seu período à frente do município e que teria conseguido reduzir pela metade os atrasos nos repasses para quitação das parcelas do consignado. Desta vez, informa o prefeito, o atraso foi por conta dos ajustes burocráticos para transferir os pagamentos da prefeitura do atual sistema de cheques para a transferência eletrônica, por determinação de federal que entrou em vigor em Januária a partir dos pagamentos do mês de outubro, após regulamentação municipal. A necessidade de cadastramento dos servidores nas agências bancárias teria provocado o atraso, diz o prefeito.
Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário