Matias Cardoso fortalece a agricultura familiar com entrega de sementes: gestão da prefeita Pretinha segue transformando o campo e garantindo um futuro melhor para todos

Imagem
A Prefeitura de Matias Cardoso, sob a liderança da prefeita Pretinha, segue firme no compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer as bases da economia local. Nesta sexta-feira, 07 de novembro, em uma importante ação voltada ao fortalecimento do setor agrícola, a administração municipal, em parceria com a EMATER e com o apoio dos vereadores do município, realizou a entrega de sementes para os agricultores matienses. A iniciativa faz parte de uma série de políticas públicas implementadas pela Administração Juntos Por Uma Nova Matias, que tem colocado o agricultor familiar no centro das ações de desenvolvimento econômico. O objetivo é unir esforços por um futuro melhor em Matias Cardoso, incentivando o crescimento da agricultura familiar, que é responsável por grande parte do abastecimento alimentar do município e pelo sustento de inúmeras famílias da zona rural. Durante o evento, a prefeita Pretinha destacou a importância da parceria entre a Prefeitura, a EMATER e o...

Francisco Sá está concluindo a maior obra de abastecimento do estado


Já estão sendo concluídas as obras de captação, tratamento e distribuição de água para o Povoado de São Geraldo e pequenas comunidades rurais no município de Francisco Sá.  A água foi captada no Rio Gorutuba e transportada por cerca de 35 quilômetros, com um custo em torno de 2 milhões de reais. De acordo com o secretário Municipal de Planejamento, Carlos Henrique Alves, trata-se da maior obra de abastecimento em Minas Gerais dentro do programa Minas Sem Fome.
- Recebemos, através de convênio com o programa Minas Sem Fome, os canos e equipamentos necessários para o empreendimento, ou seja, mais de trinta mil metros de canos e aparelhos para filtragem e tratamento da água. O restante, a realização da obra foi tocada pela Administração Municipal, com um custo em torno de 1 milhão de reais, numa iniciativa do prefeito José Mário em resolver um problema sério de abastecimento que afetava centenas de família e se arrastava por décadas - afirma.
O Povoado de São Geraldo possui um açude para abastecimento, porém suas águas são barrentas, impróprias para consumo humano. Tentou-se resolver o problema com água de poço artesiano, mas estas se mostraram salobras e calcárias.
- Agora os moradores disporão de água doce e tratada - assegura Carlos Henrique.
A captação da água, conforme explica o secretário, é feita em uma pequena cachoeira do Rio Gorutuba. Percorre uns 20 metros por gravidade até um reservatório, onde recebe filtragem e tratamento e é então bombeada por cerca de quatro quilômetros até uma primeira caixa de 100 mil litros. Daí segue por gravidade para uma segunda, terceira e quarta caixas ao longo de quase 30 quilômetros até o povoado. Estas caixas no caminho, segundo Carlos Henrique servem para atenuar a velocidade da água, pois da primeira caixa até o destino final há um declive bem acentuado.
- Se fosse em queda livre, sem as caixas para amenizar a velocidade, os canos não aguentariam a pressão - explica o secretário.
Serão beneficiadas cerca de 300 famílias, do Povoado e comunidades vizinhas.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga