Começa nesta quarta-feira a distribuição de mais de 680 cisternas nos municípios mineiros mais afetados pela seca

Começa nesta quarta-feira (14) a distribuição de 685 cisternas flexíveis nos 54 municípios mineiros mais afetados pela seca, que atinge principalmente o Norte do Estado e o Vale do Jequitinhonha. A entrega faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Plano de Contingência para Minimização dos Impactos Provocados pela Seca – Plano Seca 2011, que também engloba a contratação de caminhões-pipa e a distribuição de água e de cestas básicas.
De acordo com o chefe de Comunicação Social do CEDEC/MG, Major Edilan Arruda, na manhã desta quarta, será feita a entrega das primeiras cisternas em 34 municípios do Norte de Minas. Já o restante só será entregue no próximo dia 20 nas cidades do Vale do Jequitinhonha.
Para oficializar o início da distribuição, será realizado nesta manhã um evento no Colégio Tiradentes de Montes Claros, onde o chefe do Gabinete Militar do Governo de Minas e o coordenador estadual da CEDEC/MG, coronel Luiz Carlos Dias Martins, estarão presentes.
Conforme o Major Edilan Arruda, as cisternas permitem que as famílias se estruturem melhor para enfrentar o desafio da estiagem prolongada. As cisternas são feitas de lona, são fáceis de montar e serão instaladas em um dia e passarão a armazenar água distribuída por meio de caminhões-pipa. Entre 2006 e 2010, o Governo de Minas distribuiu 4.981 cisternas, cada uma com capacidade para armazenar 8 mil litros de água.
 

Confira a lista dos municípios que serão beneficiados:
Norte - Bocaiúva, Brasília de Minas, Buritizeiro, Capitão Enéas, Catuti, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Engenheiro Navarro, Francisco Sá, Gameleiras, Grão Mogol, Icaraí de Minas, Itacambira, Jaíba, Janaúba, Japonvar, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Lassance, Luislândia, Mirabela, Montes Claros, Montezuma, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Santa Fé de Minas, São Francisco, Urucuia, Vargem Grande do Rio Pardo, Várzea da Palma, Botumirim, Cristália, Juramento e Ubaí.
Vale do Jequitinhonha - Águas Vermelhas, Araçuaí, Capelinha, Cachoeira do Pajeu, Chapada do Norte, Coronel Murta, Curral de Dentro, Divisópolis, Fruta de Leite, Indaiabira, Jequitinhonha, Mata Verde, Ninheira, Rubim, Salinas, Turmalina, Veredinha, Itambacuri, Novo Cruzeiro e Taiobeiras.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos