Serra Geral ganha professores qualificados


A construção de uma sociedade mais igualitária, com menos diferenças sociais passa pelas mãos dos educadores. Essa é a missão dos novos professores que acabam de se formar pelo Instituto Superior de Educação de Janaúba (Isejan)
A importância dos professores para a formação do ser humano e para a construção de uma sociedade mais humana e mais justa foi destacada durante a solenidade de outorga de grau dos formandos em geografia e pedagogia do Instituto Superior de Educação de Janaúba (Isejan), pertencente à rede de ensino da Associação Educativa do Brasil (Soebras).
Durante a solenidade que reuniu professores, coordenadores, pais, familiares e autoridades a oradora das turmas, a graduanda em pedagogia, Elizabeth Cunha, falou aos presentes sobre a emoção de conquistar o diploma do curso superior, das dificuldades para chegar ao final da jornada e ainda, sobre o fato de se sentirem privilegiados por terem a oportunidade de estudar, quando muitos ainda não aprenderam as primeiras letras. Diante desses fatos, de acordo com ela, os formandos daquela noite precisam utilizar de seus conhecimentos para mudar essa realidade, e através de suas profissões, levar conhecimento ao maior número possível de brasileiros. Ela também agradeceu o apoio dos pais, dos familiares e dos professores, pessoas que contribuíram de forma efetiva para realização do sonho da graduação e exortou os colegas a ousarem na profissão, para alcançarem o sucesso tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.
- Continuemos empenhados em aprender sempre mais, qualificando-nos e aperfeiçoando os conhecimentos que nos foram dados nesta graduação. E se o sucesso não nos alcançar, nós o alcançaremos! Pois, como bem disse Charles Chaplin, bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve., e ao chegarmos até aqui, provamos que somos atrevidos, afiançou ela.
A solenidade, presidida pelo diretor fundador da Soebras, professor Ruy Muniz, contou com a presença da coordenadora do curso de geografia, professora Luciana Soares, da coordenadora do curso de pedagogia, professora Joelma Bandeira, da coordenadora de extensão do Isejan, professora Gislaine Silva, do coordenador de pesquisa do Isejan, Arlei Portugal, da coordenadora do NAE, Maria Marta Guimarães e das madrinhas dos cursos, professoras Cláudia Miranda (geografia) e Ângela da Costa (Pedagogia).
Ao parabenizar os formandos pela conquista da profissão, o professor Ruy Muniz salientou o papel de cada um dentro da sociedade e conclamou os novos profissionais a ousarem, a fazerem a diferença nas comunidades em que atuarem, para que possam de fato transformar a região da Serra Geral em uma região rica em conhecimento, em talentos, e assim, chamar a atenção dos dirigentes, que segundo ele, ainda não enxergam a região como pólo de investimentos.
-Vocês conquistaram o sonho de uma profissão, agora precisam sair a campo e estimular o sonho daqueles que desejam crescer, estudar e contribuir para trazer qualidade de vida e dignidade ao povo da Serra Geral. Eu acredito que as mudanças acontecem pela via da educação, por isso, vocês professores, são tão importantes neste contexto, pois são vocês que vão ensinar as primeiras letras ao futuro desse país. Acredito no potencial de vocês e no poder transformador da educação, frisou ele.
Ele também convidou os presentes que ainda não realizaram o sonho da graduação, a fazê-lo e afirmou que a Soebras/Funorte é uma instituição inclusiva, que garante oportunidade a todos que querem estudar.
As coordenadoras dos cursos de geografia e pedagogia, professoras Luciana Soares e Joelma Bandeira,também fizeram uso da palavra e lembraram os momentos que passaram junto com as duas turmas. Elas agradeceram o compartilhar de conhecimentos, que de acordo com elas é uma via de mão dupla e se disseram gratificadas por terem participado da vida e da luta dos formandos e mais, de terem colaborado de alguma forma para a conquista daquela noite.
Ao final, os formandos homenagearam os professores de geografia, Geralda Brito Miranda e Andrey Lopes e os professores de pedagogia Ângela da Costa e Gislaine Silva, como exemplos de profissionalismo, dedicação, competência e compromisso com o curso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe